Miau, de Victor Flusser

os desafios da reconstrução e montagem de uma obra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42300

Palavras-chave:

Educação musical contemporânea, Voz infantil e juvenil, Práticas criativas, Técnicas de gravação e mixagem, Música à distância

Resumo

Este artigo traz reflexões, questões e soluções relacionadas à montagem de Miau, de Victor Flusser, e mostra sua adaptação ao ambiente virtual. É uma experiência em processo, desenvolvida pelo G-pem - Grupo de Pesquisa em Educação Musical da Unesp. O texto inspirou-se na ideia de rizoma (Deleuze; Guattari, 2017) e com ele buscou-se um caminho do “eu” ao “nós”.  Ele contém: Introdução, descrição da estrutura da obra; ponderações acerca da base-guia que orienta as gravações; questões relacionadas ao Cânone Gestual; especificidade das vozes infanto-juvenis; descrição de técnicas utilizadas na produção do áudio. Em todos os segmentos apontam-se questões surgidas e soluções encontradas.

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Biografia do Autor

Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IA Unesp, São Paulo/SP, Brasil

Professora Livre-Docente em Técnicas de Musicalização pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Musical desde 1997. Atua principalmente nos seguintes temas: educação musical, música, canto coral, ecologia acústica.

Samuel Campos de Pontes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IA Unesp, São Paulo/SP, Brasil

Doutorando em Educação Musical no Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. São Paulo-SP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (G-pem, IA/Unesp).Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior.

Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Bernardo/MA, Brasil

Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP (2010 - 2013). Professora do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/Música da UFMA - Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (G-pem, IA/Unesp)



Kitty Pereira, Fábrica-Escola de Humanidades - São Paulo/SP, Brasil

Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (G-pem, IA/Unesp). Possui graduação em Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora de Música na Fábrica-Escola de Humanidades, em São Paulo. Tem experiência em escrita de arranjos e regência coral.

Lívia Pereira Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IA Unesp, São Paulo/SP, Brasil

Mestranda em Educação Musical no Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. São Paulo-SP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (G-pem, IA/Unesp). Percussionista e educadora musical.

Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande/MS, Brasil

Doutora em Artes-Música pela Universidade de São Paulo. Professora de Regência, Canto Coral, Técnica e Expressão Vocal do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (G-pem, IA/Unesp).

Bruno Teixeira de Mello Millan, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IA Unesp, São Paulo/SP, Brasil

Mestrando em Educação Musical no Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. São Paulo-SP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (G-pem, IA/Unesp). Tem experiência em educação musical e como instrumentista.

Márlon Souza Vieira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IA Unesp, São Paulo/SP, Brasil

Doutorando em Educação Musical e Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. São Paulo/SP. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (G-pem, IA/Unesp). É professor na Prefeitura Municipal de Seropédica e na Rede Municipal do Rio de Janeiro.

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Publicado

27-06-2022

Como Citar

Fonterrada, M. T. de O., Pontes, S. C. de, Molinari, P. M. A. de O., Pereira, M. C. M., Martins, L. P., Moreira, A. L. I. G., … Vieira, M. S. (2022). Miau, de Victor Flusser: os desafios da reconstrução e montagem de uma obra. Voz E Cena, 3(01), 119–146. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42300

Edição

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Dossiê Temático - Artigos

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