Principios de las prácticas vocales en la relación voz-movimiento

conversación con María Cristina Domínguez Dapena

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56141

Palabras clave:

Voz, Cuerpo-voz, Respiración, Voz-movimiento, Verticalidad

Resumen

Entrevista realizada en lengua portuguesa a la profesional del teatro español entrenada en música/canto, Cristina Domínguez Dapena, por Juliana Faustino, durante un intercambio de pregrado en la Escuela de Comunicación y Artes de la Universidad Eduardo Mondlane (UEM), en Maputo, Mozambique. La entrevistada comparte su percepción sobre la relación entre cuerpo, voz y emoción en el teatro, explorando conceptos como organicidad y verticalidad. También destaca la respiración como elemento central de su metodología, enfocándose en reconocer el diafragma y los diferentes músculos abdominales para sostener la voz. La entrevista se desarrolló como una recopilación de datos del proyecto de investigación Perspectivas Somáticas de la Voz en la Danza, desarrollado con el apoyo del Programa Institucional de Becas de Iniciación Científica - PIBIC/FAP/DF (2023-2024), con la orientación del Prof. Dr. Diego Pizarro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Juliana Faustino da Silva, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

Praticante e pesquisadora de Danças Urbanas e Afrodiaspóricas. Licencianda em Dança pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2020. Integrante do grupo de pesquisa CEDA-SI - Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação (2023 - atual) na qual potencializa pesquisas relacionadas à Voz, à Somática e à Dança. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPDF), realizou pesquisa sobre perspectivas somáticas da voz em Dança. Desde 2021, faz parte do grupo de Danças Urbanas Cia Have Dreams, onde participa de eventos, espetáculos e competições nacionais. Estudante intercambista no curso de Teatro na Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique (2024). Realizou, ainda, pesquisa acerca da educação estética no ensino médio (2022 -2023) também com apoio PIBIC/FAPDF

María Cristina Domínguez Dapena, Universidad de Vigo, Vigo, Espanha

Formada em Arte Dramática pela RESAD de Madrid. Mestre em Artes Cênicas, com especialização em Educação e Animação Teatral. É Doutora pela Universidade de Vigo, Espanha, com a tese Do adestramento vocal á creación do personaxe: Bases e elementos para a elaboración dunha partitura vocal na escena, e professora da Escola Superior de Arte Dramática da Galícia, tendo atuado como vice-diretora entre 2015 e 2021. Lecionou cursos relacionados à voz e dicção, área sobre a qual possui diversas publicações. Entre 2006 e 2009 foi diretora do Centro Dramático Galego. Tem uma extensa carreira como diretora e ativista teatral, na qual se destaca sua ideia de fazer um teatro de vanguarda onde outras artes estejam presentes. Recebeu o prémio de melhor encenação em diferentes edições dos Prémios María Casares: em 2014 por As do peixe, em 2006 por Tío Vania e em 2002 por Coitelos nas galiñas.

Diego Pizarro, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

Artista da dança e do teatro. Professor efetivo da Área de Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2010, onde coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI – Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação. Realizou pesquisa pós-doutoral (2022-2023) sobre Somática da Voz na Universidade de Brasília, bolsista CAPES/BRASIL. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), desde 2022, onde também finalizou o Doutorado (2020), com período sanduíche na University of North Carolina at Greensboro (UNCG, 2019), supervisionado pela Dra. Jill Green. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Artes, com o trabalho Anatomia Corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança. É professor certificado em Body-Mind CenteringSM e outras aventuras somáticas.

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Silva, A. J. F. da, Dapena, M. C. D., & Pizarro, D. (2024). Principios de las prácticas vocales en la relación voz-movimiento: conversación con María Cristina Domínguez Dapena. Voz E Cena, 5(02), 406–414. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56141

Número

Sección

Entrevistas

Categorías

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.