Principles of vocal practices in the voice-movement relationship

conversation with María Cristina Domínguez Dapena

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56141

Keywords:

Voice, Body-voice, Breathing, Emotion, Voice-movement, Verticality

Abstract

This is an interview conducted in Portuguese language with Spanish theater professional trained in Music/Singing, Cristina Dominguez Dapena, by Juliana Faustino during an undergraduate exchange at the School of Communication and Arts at Eduardo Mondlane University (UEM), in Maputo, Mozambique. The interviewee shares her perception of the relationship between body, voice, and emotion in theater, exploring concepts such as organicity and verticality. She also highlights breathing as a central element of her methodology, focusing on acknowledging the diaphragm and different abdominal muscles to support the voice. The interview was conducted in order to collect data for the research project named as Somatic Perspectives of Voice in Dance, developed with support from the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBIC/FAP/DF (2023-2024), under the guidance of Prof. Dr. Diego Pizarro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Juliana Faustino da Silva, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

Praticante e pesquisadora de Danças Urbanas e Afrodiaspóricas. Licencianda em Dança pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2020. Integrante do grupo de pesquisa CEDA-SI - Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação (2023 - atual) na qual potencializa pesquisas relacionadas à Voz, à Somática e à Dança. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPDF), realizou pesquisa sobre perspectivas somáticas da voz em Dança. Desde 2021, faz parte do grupo de Danças Urbanas Cia Have Dreams, onde participa de eventos, espetáculos e competições nacionais. Estudante intercambista no curso de Teatro na Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique (2024). Realizou, ainda, pesquisa acerca da educação estética no ensino médio (2022 -2023) também com apoio PIBIC/FAPDF

María Cristina Domínguez Dapena, Universidad de Vigo, Vigo, Espanha

Formada em Arte Dramática pela RESAD de Madrid. Mestre em Artes Cênicas, com especialização em Educação e Animação Teatral. É Doutora pela Universidade de Vigo, Espanha, com a tese Do adestramento vocal á creación do personaxe: Bases e elementos para a elaboración dunha partitura vocal na escena, e professora da Escola Superior de Arte Dramática da Galícia, tendo atuado como vice-diretora entre 2015 e 2021. Lecionou cursos relacionados à voz e dicção, área sobre a qual possui diversas publicações. Entre 2006 e 2009 foi diretora do Centro Dramático Galego. Tem uma extensa carreira como diretora e ativista teatral, na qual se destaca sua ideia de fazer um teatro de vanguarda onde outras artes estejam presentes. Recebeu o prémio de melhor encenação em diferentes edições dos Prémios María Casares: em 2014 por As do peixe, em 2006 por Tío Vania e em 2002 por Coitelos nas galiñas.

Diego Pizarro, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

Artista da dança e do teatro. Professor efetivo da Área de Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2010, onde coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI – Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação. Realizou pesquisa pós-doutoral (2022-2023) sobre Somática da Voz na Universidade de Brasília, bolsista CAPES/BRASIL. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), desde 2022, onde também finalizou o Doutorado (2020), com período sanduíche na University of North Carolina at Greensboro (UNCG, 2019), supervisionado pela Dra. Jill Green. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Artes, com o trabalho Anatomia Corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança. É professor certificado em Body-Mind CenteringSM e outras aventuras somáticas.

Published

2024-12-30

How to Cite

Silva, A. J. F. da, Dapena, M. C. D., & Pizarro, D. (2024). Principles of vocal practices in the voice-movement relationship: conversation with María Cristina Domínguez Dapena. Voz E Cena (Voice and Scene), 5(02), 406–414. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56141

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.