Memória, Experiência e Ritual como eixos principais para a cartografia da Atriz-Poeta-Cantora nas voltas do mapa-labirinto
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48494Palavras-chave:
Cartografia, Atriz-Poeta-Cantora, ExperiênciaResumo
Eis aqui não o princípio, mas um trecho dos meandros de minha cartografia. Falar a partir da Memória , Experiência e Ritual me tocam profundamente, pois minha prática artística sempre esteve conectada com estes eixos que me fizeram chegar até aqui. Este texto faz parte dos meus estudos e de minha escrita na pesquisa de Mestrado em Artes pela Unesp com orientação da Prof.ª Dr.ª Lucila Tragtemberg. Como investigar a voz da Atriz-Poeta-Cantora sem mergulhar nas águas profundas dos rios de dentro da minha trajetória? Mapear também é relatar. Meus guias e amuletos são: Abebé de Oxum, Fio de Ariadne e minhas cartas-poema. Mergulhe nesta escrita e busque seus guias e amuletos de viagem.
Downloads
Referências
BONDIA, Jorge Larrosa. “Notas sobre experiência e o saber de experiência”. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19. São Paulo, pp. 20 – 28, jan/fev/mar/abr, 2002.
COURA, Letícia Barbosa. A(s) música(s) no Teatro Oficina. Revista Voz e Cena - Brasília, v. 03, nº 02, julho-dezembro/2022 - pp. 27-52. ISSN: 2675-4584 - Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/45396 - acesso em: 05, Maio, 2023.
GELAMO, Renata. Narrar a voz: trajetórias de uma voz-experiência em busca da voz própria. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Artes / UNESP, 2018. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas).
HALBWACHS. Maurice. A Memória Coletiva. Traduzido do original francês. LA MÉMOIRE COLLECTIVE (2.ª ed.) Presses Universitaires de France. Paris, França, 1968. 189 páginas
KAMBEBA, Márcia. O lugar do saber ancestral. Série Saberes Tradicionais, v. 1; São Leopoldo: Casa Leiria, 2020
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020
PERERIRA, Juliana Cristina. Cartografias Afetivas – Proposições do professor-artista-cartógrafo etc. Santa Catarina: 2014. 25 pág. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36087 - Acesso em: 02, Maio 2023.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de dança-arte-educação. 2ª. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.