A(s) Música(s) no Teatro Oficina
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45396Palavras-chave:
Teatro Oficina, Coro Antropófago, Coro Cantante, Teatro Ritual, Público AtuadorResumo
Apresento neste artigo uma reflexão sobre a presença da música e das músicas, no plural, praticadas no Teatro Oficina, a partir da escuta como atuadora da Companhia por vinte anos nos papéis de atriz, cantora, compositora e preparadora vocal. Dialogando com o conceito de polifonia do artista e professor Ernani Maletta, destaco a importância da(s) música(s) na prática ritual do grupo, e a relação do espaço com os vários elementos que constituem essa música, principalmente a partir do coro e em sua contracenação com o público atuador. E como a composição de todos esses elementos abaixo da linha do equador é responsável pela criação de uma linguagem única no teatro.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, Oswald de. A utopia antropofágica. 3. ed. São Paulo: Globo, 2011b.
ANDRADE, Oswald de. O santeiro do Mangue e outros poemas. São Paulo: Globo, 2012.
ARTAUD. Oeuvres. Paris: Gallimard, 2004.
BASTOS, Rafael José de Menezes. A musicológica Kamaiurá: para uma antropologia da comunicação no Alto Xingu. Florianópolis: UFSC, 1999.
CARVALHO, F. O. Teatro Oficina e Nietzsche: o bode ainda canta. Mneme, Caícó, v. 17, n. 39, pp. 262-274, 01 maio 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10764. Acesso em: 19 jul. 2019.
COURA, Letícia Barbosa. O coro antropófogo no Bixiga: o processo de criação dos atuadores com a música n'Os Sertões do Teatro Oficina. 2021. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01092021-223411/ . Acesso em: 10 out. 2022.
FOUCAULT, M. O Corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1, 2013.
GARCIA, Silvana. Das entranhas d’Os Sertões, o Oficina. Sala preta, [S. l.], v. 10, pp. 67-76, 2010. https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57431. Acesso em: 18 jul. 2019.
GROTOWSKI, J.; FLASZEN, L. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. Tradução Berenice Raulino. São Paulo: SESC-SP, 2007.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.