A(s) Música(s) no Teatro Oficina

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DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45396

Palavras-chave:

Teatro Oficina, Coro Antropófago, Coro Cantante, Teatro Ritual, Público Atuador

Resumo

Apresento neste artigo uma reflexão sobre a presença da música e das músicas, no plural, praticadas no Teatro Oficina, a partir da escuta como atuadora da Companhia por vinte anos nos papéis de atriz, cantora, compositora e preparadora vocal. Dialogando com o conceito de polifonia do artista e professor Ernani Maletta, destaco a importância da(s) música(s) na prática ritual do grupo, e a relação do espaço com os vários elementos que constituem essa música, principalmente a partir do coro e em sua contracenação com o público atuador. E como a composição de todos esses elementos abaixo da linha do equador é responsável pela criação de uma linguagem única no teatro.

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Biografia do Autor

Letícia Barbosa Coura, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP, Brasil

Cantora, compositora e atriz. Mestre em Artes Cênicas pela USP. Atuadora da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona desde 1999. Na música desenvolve trabalho solo e com o trio Revista do Samba, com 9 álbuns lançados. Estreia em 2021 como dramaturga e diretora com o espetáculo Das Paredes.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

Coura, L. B. (2022). A(s) Música(s) no Teatro Oficina. Voz E Cena, 3(02), 27–52. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45396

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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