Memoria, Experiencia e Ritual como ejes principales para la cartografía de la Actriz-Poeta-Cantante en las vueltas del laberinto-mapa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48494

Palabras clave:

Cartografía, Actriz-Poeta-Cantante, Experiencia

Resumen

Este no es el comienzo, sino un extracto de las complejidades de mi cartografía. Hablar de Memoria, Experiencia y Ritual me toca profundamente, ya que mi práctica artística siempre ha estado conectada con estos ejes que me han traído hasta aquí. Este texto es parte de mis estudios y mi escritura en la investigación de la Maestría en Artes en la Unesp con la orientación del Prof. Dr. Lucila Tragtemberg. ¿Cómo investigar la voz de la Actriz-Poeta-Cantante sin sumergirme en las aguas profundas de los ríos desde dentro de mi trayectoria? Mapear también es informar. Mis guías y amuletos son: Abebé de Oxum, Fio de Ariadne y mis poemas-tarjetas. Sumérgete en este escrito y busca sus guías de viaje y amuletos.

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Biografía del autor/a

Daniele Cristina Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo/SP, Brasil

Danielle Rosa, Atriz-Poeta-Cantora e Professora de Teatro graduada pela Universidade Federal da Bahia nos cursos de Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Artes Cênicas, é Pós-Graduada em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (SP) e é mestranda em Artes pela Unesp. Iniciou seus estudos em teatro no ano 2000 em Vitória da Conquista. Em 2003, em Salvador-BA iniciou na graduação e juntamente com outros artistas fundou o grupo de Teatro Finos Trapos atuando em seus cinco espetáculos de repertório. Ainda em Salvador atuou no grupo de Teatro Os 50´tões (atual Toca de Teatro), foi aluna especial do Departamento de Pós-Graduação de Música da UFBA. Em março de 2010 em São Paulo, ingressou como aluna especial do Departamento de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP - Universidade de São Paulo. Em 2011 e 2012 fez parte do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi dirigido pela Profa. Dra. Maria Thaís e Profa. Dra. Beth Lopes e também atuou no projeto da Universidade Antropófaga. Danielle Rosa é integrante da Associação Teat(r)o Oficina Uzona desde 2011, onde vem trabalhando em diversos espetáculos de Teatro Musical Brasyleiro. Entre eles, as remontagens das peças O Rei da Vela e Roda Viva, ambas dirigidas por Zé Celso em sucessivas temporadas de sucesso na capital paulista, foi integrante do Pequeno Funeral Cantante: Odes Mínimas para Hilda Hilst e é autora do livro Labirintos da Cena. Ministra oficinas e workshops de Estudo da poesia cantada-falada e Automaquiagem é Maquiadora pelo curso de Maquiagem da Fundação das Artes em São Caetano-SP, criadora da web Série Vidas Alheias no Instagram.

Citas

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Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Oliveira, D. C. (2023). Memoria, Experiencia e Ritual como ejes principales para la cartografía de la Actriz-Poeta-Cantante en las vueltas del laberinto-mapa. Voz E Cena, 4(01), 283–293. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48494

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