Vozes em escuta, criando novos mundos
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42331Palavras-chave:
Voz, Improvisação, Escuta, Musicalidade, Estética RelacionalResumo
Este artigo se debruça sobre duas entrevistas concedidas por Stenio Mendes, músico, compositor e arte-pedagogo, a fim de delinear caminhos para a voz em processos de criação artística. Suas reflexões partem de uma escuta profunda do ser humano e da voz como lugar de subjetividade poética. Conceitos como empatia, relação entre o “eu” e o “nós” na constituição artística de um indivíduo encontram ressonância no conceito da Musicalidade Comunicativa de Stephen Malloch, onde a relação entre mãe e bebê são baseadas em parâmetros musicais. A voz nesta primeira relação é rememorada quando em estado de improvisação e experimentação e é alicerce para o desenvolvimento de um indivíduo. O desenvolvimento estético e reflexivo neste contexto assume para a voz a possibilidade de uma criação relacional e encontra paralelos nos conceitos da Estética Relacional de Nicolas Borriaud.
Downloads
Métricas
Referências
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009
BRANCO, Heloiza Castello. Empatia no Ensaio Coral: Aspectos dessa interação não-verbal dos cantores com o regente durante a execução musical, Campinas: - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2010. Tese (Doutorado em Música).
DUCROQUET, Elaine Barbosa dos Santos. Jogos de improvisação musical: a voz em processos de criação e experimentação. São Paulo: Programa de PósGraduação/ Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), 2019. Dissertação (Mestrado em Música)
FREIRE, Marina Horta; PARIZZI, Maria Betânia; MARTELLI, Jéssica; SAMPAIO, Renato Tocantins. Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada e Crianças com Autismo: Relações entre Desenvolvimento Musical, Ganhos Terapêuticos e a Teoria da Musicalidade Comunicativa. Musica Hodie, Musica Hodie , n21, e6231, 2021
MALLOCH, Stephen. Mothers and Infants and Communicative Musicality. Musicae cientiae, v. 3, n. 1, p. 29-57, 1999/2000.
MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn. (Eds.). Communicative Musicality: exploring the basis of human companionship. Oxford: Oxford University Press, 2009.
MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn. The human nature of music. Frontiers in psychology, v. 9, p. 1-21, 2018.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Ocitocina: o hormônio do amor?”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ocitocina-hormonio-amor.htm . Acesso em 26 de maio de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.