Corpolítico

narrativas corpo-vocais em projeção - relato de laboratório criativo remoto

Autores

Palavras-chave:

Narrativas Corpo-Vocais, Decolonialidade, Corpolítico, Subjetivação Ativa, Afetos

Resumo

O presente relato aborda uma experiência de performance laboratorial com foto-projeção em plataforma digital como alternativa de continuidade para processos criativos em tempos de isolamento. O processo convocou saberes ancestrais dos povos guarani através da escuta ativa e da afinação do corpo-vocal numa prática que fricciona afeto e política como aposta de subjetivação ativa contra o processo de hegemonização sobre os corpos num sistema cafetinado (Rolnik, 2018). A opção pela ontologia ameríndia aqui suscitada faz parte de uma escolha epistemológica numa direção decolonial que aposta nos saberes de uma oralidade ancestral referenciada a partir de seleção bibliográfica, reforçando meu intuito como pesquisadora e artista, que é perceber e atuar nas artes da cena a partir do descolamento dos saberes e do fazer de referência exclusivamente ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Leandro de Lucena, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Atriz / locutora, cantora e pesquisadora vocal. Atualmente desenvolve sua pesquisa junto ao PPGAC / UNIRIO. Suas investigações remetem a práticas corpo-vocais em poéticas decoloniais com perspectiva decolonial  e anti-hegemônicas.

Referências

BORGES, Luiz Carlos. A fala instituinte do discurso mítico Guarani. Campinas, SP: Instituto de Estudos da Linguagem, 1999.

CHAMORRO, Graciela. Terra madura, Yvy araguyje: fundamento da palavra guarani. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2008.

JECUPÉ, Kaka Werá. A terra dos mil povos: história indígena brasileira contada por um índio. São Paulo: Peirópolis, 2020.

JECUPÉ, Kaka Werá. Tupã Tenondé: A criação do universo, da terra e do homem segundo a tradição oral Guarani. São Paulo: Peirópolis, 2001.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MELIÁ, Bartolomeu. A Terra Sem Males dos Guarani: Economia e Profecia. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 33, 1990. Disponível em https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/111213/109495 - acesso em 11/12/2021.

MORETI, Felipe; PEREIRA, Liliane Desgualdo ; GIELOW, Ingrid. Triagem de Afinação Vocal: Comparação do desempenho de musicistas e não musicistas. São Paulo:2012. 24(4). Disponível em: https://www.scielo.br/j/jsbf/a/hRQ3S8MHxzp7rhWfdgWbqBc/abstract/?lang=pt

PIERRI, Daniel Calazans. O perecível e o imperecível: Lógica do sensível e corporalidade no pensamento Guarani-Mbya. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da Universidade de São Paulo, 2013.

PRECIADO, Beatriz. Manifesto Contrassexual. São Paulo: N-1, 2014.

ROLNIK, Sueli. Esferas da Insurreição: Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1, 2020.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: Modos e significados. Brasília: UnB, 2015.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

Lucena, L. L. de. (2021). Corpolítico: narrativas corpo-vocais em projeção - relato de laboratório criativo remoto. Voz E Cena, 2(02), 130–145. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/40534

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)