A ação vocal dos Caretas na Reisada de Nazaré do Bruno (Caxias/MA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i02.59695

Palavras-chave:

Voz, Vocalidade, Reisado, Mascaramento, Relação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo destacar a vocalidade dos Caretas, da Reisada do povoado Nazaré do Bruno, pertencente ao município de Caxias/MA. Destaca-se a importância da voz e da fala nas dinâmicas relacionais da manifestação. Para tanto, buscou-se caracterizar as vocalidades dos Caretas, exemplificar momentos dessa ação vocal e destacar a fala e seu efeito risível nos demais participantes. Por fim, concluímos que a voz tem funções importantes quanto ao mascaramento do brincante, caracterização do personagem e estabelecimento das dinâmicas relacionais que dão significados à manifestação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís/MA, Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão. Coordena o OBSERVAVOZ - Observatório de Estudos sobre Voz. Membra do Grupo de Pesquisa CENACORPO - Encenação e Corporeidade. Doutora em Artes Cênicas (UDESC), Mestre em Cultura e Sociedade (UFMA), Especialista em Fundamentos da Voz (Unyleya), Especialista em Educação Inclusiva (Fac. Santa Fé), Especialista em Gestão Cultural (SENAC/RJ) graduada em Educação Artística, habilitação Artes Cênicas (UFMA), graduanda em Fonoaudiologia (Unifatecie). Pesquisadora nos campo de estudos: Voz e teatro, Voz e tecnologias, Performances culturais, Corpo e comicidade e Pedagogia das Artes Cênicas.

Referências

ACSELRAD, Marcio. Rir de morrer: tragicidade, poder e linha de fuga. [s.l: s.n].

AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. 3ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Tradução Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

JEUDY, Henry-Pierre. O riso como prática social. Revista de Psicologia & práticas sociais. Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

MENEZES, Flávia A.O. de. Espacialidade e gestualidade: a prática performativa dos Caretas e dos brinquedos da Reisada. Universidade Federal do Maranhão. Curso de Licenciatura em Educação Artística, São Luís, 2008. Monografia (Graduação).

MENEZES, Flávia A.O. de. O risível no Reisado de Caretas do Maranhão. Curitiva: CRV, 2018.

DE MENEZES, Flávia A.O. Multiplicidade Vocal e o conceito de voz-documento aplicado à análise de audiowalks. Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Forianópolis, 2024. Tese (Doutorado em Artes Cênicas).

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naif, 2003.

TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Petropólis: Vozes, 1974.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Tradução de Amalio Pinheiro e Jerusa Ferreira. São Paulo: Companhia as Letras, 1993.

Downloads

Publicado

27-12-2025

Como Citar

Menezes, F. A. O. de. (2025). A ação vocal dos Caretas na Reisada de Nazaré do Bruno (Caxias/MA). Voz E Cena, 6(02), 166–181. https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i02.59695

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.