Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental e Participação Social na Gestão Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v2n1.2011.3910Palavras-chave:
Educação ambiental, Conflitos socioambientais, Participação social, Razão instrumental, Interesse emancipatório, Paulo Freire, Environmental education, Socioenvironmental conflicts, Social participation, Instrumental rationality, Emancipatory intResumo
Trata-se da síntese da mesa-redonda “Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental e Participação Social na Gestão Ambiental” realizada no V ENANPPAS (2010), que teve como foco principal a discussão de quatro temas: Conflitos socioambientais e os mitos da participação social; Conflitos socioambientais e as incertezas das condições para a educação ambiental em meio aos problemas e conflitos; Resolução de Conflitos socioambientais ”“ ações mediadas pela razão instrumental e interesse emancipatório; Ações positivas como práticas dialógico problematizadoras. A partir de um texto inicial provocativo, cada debatedor trouxe sua contribuição em forma de texto, seguida de novas questões oriundas dessas intervenções. O conjunto do debate foi gravado, transcrito e sintetizado para apresentação neste artigo.
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