Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental e Participação Social na Gestão Ambiental

Auteurs-es

  • Carlos Hiroo Saito UnB
  • Aloísio Ruscheinsky Unisinos
  • Fabio da Purificação de Bastos UFSM
  • Jacy Bandeira Almeida Nunes
  • Luciano Fernandes Silva UFI
  • Luiz Marcelo de Carvalho

DOI :

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v2n1.2011.3910

Mots-clés :

Educação ambiental, Conflitos socioambientais, Participação social, Razão instrumental, Interesse emancipatório, Paulo Freire, Environmental education, Socioenvironmental conflicts, Social participation, Instrumental rationality, Emancipatory int

Résumé

Trata-se da síntese da mesa-redonda “Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental e Participação Social na Gestão Ambiental” realizada no V ENANPPAS (2010), que teve como foco principal a discussão de quatro temas: Conflitos socioambientais e os mitos da participação social; Conflitos socioambientais e as incertezas das condições para a educação ambiental em meio aos problemas e conflitos; Resolução de Conflitos socioambientais ”“ ações mediadas pela razão instrumental e interesse emancipatório; Ações positivas como práticas dialógico problematizadoras. A partir de um texto inicial provocativo, cada debatedor trouxe sua contribuição em forma de texto, seguida de novas questões oriundas dessas intervenções. O conjunto do debate foi gravado, transcrito e sintetizado para apresentação neste artigo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Carlos Hiroo Saito, UnB

Doutor em Geografia, Professor da Universidade de Brasília, Departamento de Ecologia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Brasília-DF, Brasil.

Aloísio Ruscheinsky, Unisinos

Doutor em Sociologia, Professor da Unisinos, Centro de Ciências Humanas, São
Leopoldo-RS, Brasil.

Fabio da Purificação de Bastos, UFSM

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Santa Maria-RS, Brasil.

Jacy Bandeira Almeida Nunes

Mestre em Educação e Contemporaneidade, Professora da Universidade do Estado da
Bahia, Campus IV Jacobina, Departamento de Ciências Humanas, Jacobina-BA, Brasil.

Luciano Fernandes Silva, UFI

Doutor em Educação, Professor da Universidade Federal de Itajubá, Departamento de Física e Química, Itajubá-MG, Brasil.

Luiz Marcelo de Carvalho

Doutor em Educação, Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Rio Claro-SP, Brasil.

Références

ALONSO, A; COSTA, V. Por uma Sociologia
dos conflitos socioambientais no Brasil. In:
ALIMONDA, H. (Org.) Ecologia Política:
Naturaleza, sociedad y utopia. CLACSO, 2002.
COSTA, S. Quase crítica: insuficiências da sociologia
da modernização reflexiva. Tempo Social,
v.16, n.2. São Paulo, 2004. p. 73-100.
DUPAS, G. O mito do progresso. São Paulo:
Unesp, 2006. p. 309.
FARIAS, C.R.O.; CARVALHO, W.L.P. Desvelando
Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-
Ambiente a partir de um Processo Judicial sobre
Danos Ambientais. In: II Encontro de Pesquisa
em Educação Ambiental. São Carlos-SP, 2003. Atas.., São Carlos-SP, II EPEA, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1983.
JANTSCH, A.P. Educação superior:
mercadorização, formação, universidade pública
e pesquisa crítico-emancipatória em tempo de
realização plena do conceito de capital. In:.32ª
Reunião ANPEd, Caxambu-MG, 2009. Atas...,
Caxambu, ANPEd, 2009.
LOPES J.S.L. Sobre processos de
“ambientalização” dos conflitos e sobre dilemas
da participação. Horizontes
Antropológicos. v.12, n. 25. Porto Alegre,
2006. p. 31-64
MALAGODI, M.A.S. Justiça Ambiental: tema
gerador para a crítica da modernidade da educação
ambiental? In: IV ENANPPAS. 2008, Brasília.
Anais... Brasília, 2008. Disponível em: <http://
www.anppas.org.br/encontro4/cd/ARQUIVOS/
GT9-514-222-20080510190736.pdf>. Acesso:
jul. 2010.
MANZOCHI, L.H. Educação ambiental formadora
de cidadania: as contribuições dos campos
teórico-metodológicos de “conflito
socioambiental” e “educação moral” para a
formação continuada de professores. 2008. 318
p. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ”“
Faculdade de Ciência e Letras ”“ Universidade
Estadual Paulista, Araraquara-SP, 2008.
MANZOCHI, L.H.; CARVALHO, L.M. Educação
Ambiental Formadora de Cidadania em Perspectiva
Emancipatória: constituição de uma proposta
para formação continuada de professores.
In: 31ª.Reunião ANPEd, Caxambu-MG, 2008.
Atas..., Caxambu, ANPEd, 2008.
PERES, R.S.; SANTANA, L.C. Educação
Ambiental e Direito Ambiental: desvelando relações
em práticas político-pedagógicas de ONGs
ambientalistas. In: IV Encontro de Pesquisa em
Educação Ambiental. Rio Claro-SP, 2007. Atas..,
Rio Claro-SP, IV EPEA, 2007.
RUSCHEINSKY, A. Sustentabilidades: concepções,
práticas e utopia. In: GUERRA, Antonio
(Org.). Sustentabilidades. Florianópolis: Ed.
Univali, 2010. p. 63-86.
SAITO, C. H.; BASTOS, F. P.; ABEGG, I. Teorias-
guia educacionais da produção dos materiais
didáticos. Teorias-guia educacionais da produção
dos materiais didáticos para a
transversalidade curricular do meio ambiente do
MMA. Revista Iberoamericana de Educación
(Online), v. 45, p. 1-10. 2008. (Disponível em:
http://www.rieoei.org/expe/1953Saito.pdf)
SANTOS, B.S. Para além do pensamento abissal:
das linhas globais a uma ecologia de saberes.
Novos Estudos ”“ CEBRAP, n.79, São Paulo,
2007, p. 71-94.
SCOTTO, G (Coord.) Conflitos ambientais no
Brasil: natureza para todos ou somente para alguns?
Rio de Janeiro: IBASE, 1997.
SILVA, R.L.F.; O Meio Ambiente por Trás da
Tela: concepções de educação ambiental dos filmes
da TV escola. In: 30ª Reunião ANPEd,
Caxambu-MG, 2007. Atas..., Caxambu, ANPEd,
2007.

Téléchargements

Publié-e

2011-07-06

Comment citer

Hiroo Saito, C., Ruscheinsky, A., da Purificação de Bastos, F., Bandeira Almeida Nunes, J., Fernandes Silva, L., & Carvalho, L. M. de. (2011). Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental e Participação Social na Gestão Ambiental. Sustainability in Debate, 2(1). https://doi.org/10.18472/SustDeb.v2n1.2011.3910

Numéro

Rubrique

Debate

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.