Abordagem da ecoinovação para a sustentabilidade das ferrovias no sul de Santa Catarina
DOI :
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v7n3.2016.18271Mots-clés :
Ferrovia, Ecoinovação, Eco-vagãoRésumé
O artigo buscou verificar como o ecoinovação pode contribuir para a sustentabilidade das ferrovias no sul de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa e um estudo de caso. Foi aplicado um questionário, junto ao responsável do projeto e gerente de manutenção e transporte da Ferrovia Tereza Cristina SA. A fabricação e a implementação do eco-vagão trouxe vários benefícios no campo econômico, ambiental e social, tais como redução dos custos operacionais em 15%; a vida útil do vagão triplicou; aumentou a capacidade transportada em 1,5 toneladas de carga útil por vagão; redução do tempo de cinco minutos para três minutos na operação de descarga do material; absorção de materiais reciclados, redução do nível de ruído no processo de descarga do material, risco de contaminação por vazamento durante o transporte, eliminou a derrubada de duas árvores por vagão, substituição da madeira por material reciclado.
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