Sustentabilidade em campi universitários:
um estudo de caso do grupo Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n2.2018.29402Palabras clave:
Alianças Internacionais, Redes: Campi Universitários, Universidade Sustentável, Gestão AmbientalResumen
Os problemas ambientais e seus efeitos podem afetar o futuro das sociedades, e as Instituições de Ensino Superior (IES) são tanto parte do problema, como da solução. Redes e iniciativas globais apoiam as IES engajadas em aplicar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em suas atividades dentro do campus. O objetivo deste trabalho é apresentar, de forma descritiva e ilustrativa, a evolução das principais ações de sustentabilidade nos campi das IES membros de uma aliança internacional. Para execução do estudo foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, e a estratégia utilizada foi análise documental de Relatórios de Sustentabilidade (RS) disponibilizados on-line por IES membros da Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa (IARU). Os resultados descrevem a evolução das ações de sustentabilidade e ilustram os destaques entre as IES membros. As conclusões desta pesquisa indicam que há benefícios em se trabalhar em rede, minimizando assim o impacto ambiental das atividades praticadas nos campi, mas que existem outros fatores importantes para que a gestão das IES seja sustentável e eficaz.
Descargas
Citas
ALONSO-ALMEIDA M. del M. et al. Diffusion of sustainability reporting in universities: current situation and future perspectives. Journal of Cleaner Production, v. 106, p. 144-154, 2015.
AMARAL, L. P.; MARTINS, N.; GOUVEIA, J. B. Quest for a sustainable university: a review. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 155-172, 2015.
BARRETO, P. L. N.; CHACON, S. S.; NASCIMENTO, V. S. do. Educação e desenvolvimento sustentável: a expansão do ensino superior na região metropolitana do Cariri. Sustentabilidade em Debate, v. 3, n. 1, p. 117-134, 2012.
BRONZERI, M. S.; CUNHA, J. C. da. Ensino e Prática para a Sustentabilidade em IES: estudo de caso. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, São Paulo, SP, Brasil, 16. Anais… 2014.
BUILDING & CONSTRUCTION AUTHORITY. Disponível em: <https://www.bca.gov.sg/GreenMark/green_mark_buildings.html>. Acesso em: 20 set. 2017.
CARVALHO, I. C. M. Mapeando a educação ambiental desde uma pesquisa em rede. Educação ambiental, p. 35, 2008.
CASTAÑEDA, A. M. P.; QUINTERO, H. F. T. Universidad y sostenibilidad: una aproximación teórica para su implementación. AD-minister, n. 26, 2015.
CATALÃO, V. M. L.; LAYRARGUES, P. P.; ZANETI, I. C. B. B. Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011.
CEULEMANS, K.; LOZANO, R.; ALONSO-ALMEIDA, M. del M. Sustainability reporting in higher education: interconnecting the reporting process and organisational change management for sustainability. Sustainability, v. 7, n. 7, p. 8881-8903, 2015.
ENGELMAN, R.; GUISSO, R. M.; FRACASSO, E. M. Ações de gestão ambiental nas instituições de ensino superior: o que têm sido feito por elas? Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 3, n. 1, p. 22-33, 2009.
EUROPEAN NETWORK ON HIGHER EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT [ALLIANCE COPERNICUS]. Disponível em: <http://www.copernicus-alliance.org>. Acesso em: 20 mar. 2016.
EVANS, J. et al. Living labs and co-production: university campuses as platforms for sustainability science. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 16, p. 1-6, 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
GLOBAL REPORTING INITIATIVE [GRI]. Sustainability Reporting. Disponível em: <https://www.globalreporting.org/information/sustainability-reporting/Pages/default.aspx>. Acesso em: 17 jan. 2016.
GLOBAL UNIVERSITIES PARTNERSHIPON ENVIRONMENT AND SUSTAINABILITY [GUPES]. Disponível em: <http://gupes.org/index.php?classid=3234>. Acesso em: 20 mar. 2016.
GROENEWALD, D.; POWELL, J. Relationship between sustainable development initiatives and improved company financial performance: a South African perspective. Acta Commercii, v. 16, n. 1, p. 1-14, 2016.
INTERNATIONAL ALLIANCE OF RESEARCH UNIVERSITIES [IARU]. Campus Sustainability. Disponível em: <http://www.iaruni.org/about-us/iaru>. Acesso em: 15 jan. 2016.
INTERNATIONAL ALLIANCE OF RESEARCH UNIVERSITIES [IARU]. Campus Sustainability Reports. Disponível em: <http://www.iaruni.org/sustainability/campus-sustainability>. Acesso em: 15 jan. 2016a.
INTERNATIONAL SUSTAINABLE CAMPUS NETWORK [ISCN]. Sustainable Campus Best Practices. Disponível em: <http://www.international-sustainable-campus-network.org/resources/iscn-sustainable-campus-best-practices>. Acesso em: 15 jan. 2016.
JÚNIOR, J. G. D.; ROSA, I. M. da; SAMPAIO, C. P. de. Diretrizes Ambientais para um campus sustentável avaliadas pela ótica do Design. Projetica, v. 1, n. 1, p. 146-161, 2010.
KÖNIG, A. What might a sustainable university look like? Challenges and opportunities in the development of the University of Luxembourg and its new campus. Regenerative Sustainable Development of Universities and Cities: role of living laboratories. Ed. Ariane König. Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited, p. 143-172, 2013.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, 2014.
LOPES, F. D.; BALDI, M. Redes como perspectiva de análise e como estrutura de governança: uma análise das diferentes contribuições. Revista de Administração Pública-RAP, v. 43, n. 5, 2009.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MARTINS, G. D. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
MENEZES, E. L. de; SILVA, C. K. S. da. A extensão universitária das universidades públicas como rede de cooperação interorganizacional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, São Paulo, SP, Brasil, 5. Anais… 2016.
NASCIMENTO, A. T. A. et al. Aproximando a universidade dos desafios de implementação de políticas públicas para a sustentabilidade: uma experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais no município de Divinópolis. Sustentabilidade em Debate, v. 7, n. 3, p. 141-152, 2016.
OLIVEIRA, M. D. Universidade e sustentabilidade: proposta de diretrizes e ações para uma universidade ambientalmente sustentável. 2009, 92. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada ao Manejo e a Conservação de Recursos Naturais) ”“ Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2009.
REDE UNIVERSITÁRIA DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (RUPEA). Disponível em: <http://www2.uefs.br/rupea/apresentacao.htm>. Acesso em: 26 fev. 2016.
SOUZA, A. P. de; GUIMARÃES, M. Redes como ambiente educativo para a educação ambiental. Educação ambiental, p. 113. 2008.
THE ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SUSTAINABILITY IN HIGHER EDUCATION [AASHE]. Disponível em: <http://www.aashe.org/about>. Acesso em: 20 dez. 2016.
TOO, L.; BAJRACHARYA, B. Sustainable campus: engaging the community in sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 57-71, 2015.
UNIVERSITY OF CAMBRIDGE [CAM]. Disponível em: <http://www.environment.admin.cam.ac.uk/living-lab>. Acesso em: 15 jan. 2017.
UNIVERSITY LEADERS FOR A SUSTAINABLE FUTURE [ULSF]. Disponível em: <http://www.ulsf.org/about.html>. Acesso em: 20 mar. 2016.
VAGNONI, E.; CAVICCHI, C. An exploratory study of sustainable development at Italian universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 217-236, 2015.
VON HAUFF, M.; NGUYEN, T. Universities as potential actors for sustainable development. Sustainability, v. 6, n. 5, p. 3043-3063, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La presentación de la(s) obra(s) científica(s) original(es) por parte de los autores, como titulares de los derechos de autor de los textos enviados a la revista, de conformidad con la Ley 9.610/98, implica la cesión de derechos de autor de publicaciones impresas y/o digitales a la Revista de Sustenibilidad en Debate de los artículos aprobados para fines de publicación, en un único número de la Revista, autorizando también que la(s) obra(s) científica(s) aprobada(s) se divulguen de forma gratuita, sin ningún tipo de reembolso de derechos de autor, a través del sitio web de a Revista, para leer, imprimir y/o descargar el archivo de texto, a partir de la fecha de aceptación para publicación. Por lo tanto, los autores, al presentar los artículos a la Revista y, en consecuencia, la libre cesión de derechos de autor relacionados con el trabajo científico presentado, son plenamente conscientes de que no serán remunerados por la publicación de los artículos en la revista.Â
La Revista está licenciada bajo una licencia no comercial y sin derivaciones Creative Commons (No permite la realización de obras derivadas) 3.0 Brasil, con el propósito de difundir conocimientos científicos, como se indica en el sitio web de la publicación, que permite el intercambio del texto y el reconocimiento de su autoría y publicación original en esta revista.
Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de las obras publicadas en la revista Sustenibilidad en Debate (por ejemplo, en un capítulo de libro), siempre que se indique que los textos se publicaron originalmente en esta revista y que se menciona el DOI correspondiente. Se permite y incentiva a los autores a publicar y distribuir su texto online después de su publicación (por ejemplo, en repositorios institucionales o en sus páginas personales).Â
Los autores aceptan expresamente los términos de esta Declaración de Derechos de Autor, que se aplicará a la presentación si es publicada por esta Revista.