Evocando o genius loci para a promoção de um desenvolvimento situado:

o caso Villa Sorra

Auteurs-es

  • Piero Bergonzini Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carla Cipolla Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v3n2.2012.8126

Mots-clés :

Desenvolvimento Local Sustentável, Enogastronomia, Gastronomia, Patrimônio Cultural Material, Ambiente Construído, Genius Loci

Résumé

O artigo apresenta as perspectivas teóricas e práticas de uma estratégia de desenvolvimento local, baseada na sinergia entre o patrimônio construído e enogastronômico local. Partindo de um quadro teórico de referência, o artigo se desdobra na descrição e análise do projeto Villa dei Sapori, desenvolvido para um complexo arquitetônico na Itália, situado na região de Modena, denominado Villa Sorra. O conceito de desenvolvimento situado é, através deste estudo de caso único, definido, exemplificado e interpretado a partir da experiência de seu gestor. Conclui-se que a definição de estratégias de valorização territorial, em uma perspectiva situada, partem da possibilidade de estabelecimento de uma relação dialógica entre o projetista e o genius loci (o“espírito do lugar”).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Piero Bergonzini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Economista. Mestrando. UFRJ, Coppe ”“ Programa de Engenharia de Produção

Références

AUGÉ, M. (1993). Nonluoghi. Introduzione ad una antropologia della surmodernitá.
Elèuthera, 1993.
BUBER, M. (1921). Ich und Du. Consultado: (2001). Eu e Tu. Centauro Editora, 1921.
MAGNAGHI, A. Il Progetto Locale. Verso la coscienza del luogo. Consultado: (2010).
Il Progetto Locale. Verso la coscienza del luogo. Nuova Edizione Acresciuta. Torino:
Bollati Boringhieri, 2000.
MEADOWS, D.H.; Randers, J.; Meadows, D.L. Limits to Growth: The 30-Year Update.
White River Junction: Chelsea Green Publishing Company, 2004.
NORBERG-SHULZ, C. Genius Loci. Paesaggio Ambiente Architettura. Milano: Electa, 1979.
PAOLINI, D. I luoghi del gusto. Cibo e territorio come risorsa di marketing. Milano:
Baldini & Castoldi, 2000.
PETRINI, C. Buono, pulito e giusto. Principi di nuova gastronomia.Torino: Einaudi,
2005.
SIMON, H. A. The sciences of the artificial. The sciences of artificial. MIT Press,
1969 (Consultado: 1996).
WESTERING, J. Heritage and Gastronomy: the pursuits of the ´new tourist´.
International Journal of Heritage Studies, 1470-3610, volume 17, Issue 1, 46-61,
2011.
YIN, R. K. Estudo de caso - planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,
2005.
ZAOUAL, H. Globalização e Diversidade Cultural. Cortez, 2003.
ZAOUAL, H. Nova Economia das Iniciativas Locais. Rio de Janeiro: UFRJ- COPPE,
Programa de Engenharia de Produção e DP&A Editora, 2006.
ZAOUAL, H. O homo situs e suas perspectivas paradigmáticas. Oikos, volume 9, n.
1, 13-39, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2013-01-29

Comment citer

Bergonzini, P., & Cipolla, C. (2013). Evocando o genius loci para a promoção de um desenvolvimento situado:: o caso Villa Sorra. Sustainability in Debate, 3(2), 41–59. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v3n2.2012.8126

Numéro

Rubrique

Dossier

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.