O processo de comercialização do turismo de base comunitária no Brasil:

desafios, potencialidades e perspectivas

Autores/as

  • Ivan Bursztyn UFRJ
  • Roberto Bartholo UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v3n1.2012.7198

Palabras clave:

Turismo de base comunitária, Acesso ao mercado, Comercialização

Resumen

O turismo de base comunitária (TBC) vem se consolidando na última década no Brasil como um modo de organização do turismo na escala local. No entanto, muito ainda precisa ser feito para que realize todo o seu potencial em prol do desenvolvimento social das comunidades locais. Neste trabalho, buscamos discutir a questão de acesso ao mercado, apontada por alguns estudos como fundamental para a sustentabilidade econômica dos empreendimentos comunitários. Partimos da análise de alguns documentos e pesquisas, nacionais e internacionais, para delinearmos diretrizes estratégicas para o processo de comercialização de iniciativas e roteiros de TBC.

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Biografía del autor/a

Ivan Bursztyn, UFRJ

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Pesquisador associado ao Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (COPPE/UFRJ).

Roberto Bartholo, UFRJ

Professor associado no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e
Coordenador do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social
(COPPE/UFRJ).

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Publicado

2012-07-15

Cómo citar

Bursztyn, I., & Bartholo, R. (2012). O processo de comercialização do turismo de base comunitária no Brasil:: desafios, potencialidades e perspectivas. Sustainability in Debate, 3(1), 97–115. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v3n1.2012.7198

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