Efeitos da educação formal, categorias ocupacionais e posição social

Autores

  • Odaci Luiz Coradini Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Retornos dos investimentos em educação, Efeitos individuais da educação, Categorias ocupacionais e posição social, Educação e posição social, Educação, Ocupação e rendimentos

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre as relações entre o montante de rendimentos, a quantidade de escolarização e outros indicadores de posição social no Brasil. Em geral, as relações não lineares entre a quantidade de anos de estudo e o montante de rendimentos são atribuídos ao efeito do diploma, mas este estudo sustenta a hipótese de que, embora o efeito do diploma esteja quase sempre presente em algum grau, tem um peso mínimo nas diferenças de rendimentos. O aumento da rendimentos é negativo para diversas categorias do número de anos de estudo e o efeito positivo só é significativo nas faixas mais altas, sobretudo para aquelas com o maior número de anos. Conjuntamente com a quantidade de anos de estudo ou o grau de titulação escolar, são apresentados resultados da análise de outros indicadores de posição social, particularmente aqueles ligados à ocupação e suas relações com o montante de rendimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odaci Luiz Coradini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em antropologia social e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

10-03-2016

Como Citar

Coradini, O. L. (2016). Efeitos da educação formal, categorias ocupacionais e posição social. Sociedade E Estado, 29(2), 511–538. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5899

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.