A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim

Autores/as

  • Wivian Weller Universidade de Brasília

Palabras clave:

Sociologia, Gerações, Sociologia do conhecimento

Resumen

O conceito de gerações vem sendo retomado nas análises sociológicas que apontam não somente para as diferenças de classe, mas também para as desigualdades de gênero, étnico-raciais, culturais e geracionais. No entanto, “gerações” aparece como uma espécie de conceito guarda-chuva ou como categoria pouco teorizada. Embora o conceito de gerações de Mannheim represente, para muitos autores, a mais completa tentativa de explicação do tema, o mesmo tem sido, muitas vezes, citado por se tratar de um “clássico”: as potencialidades de análise do conceito proposto pelo autor ainda são muitas. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reconstrução deste “famoso” ensaio que até hoje não chegou a ser integralmente traduzido e publicado no Brasil e, por outro, discute a atualidade e pertinência do artigo escrito por Mannheim em 1928 para os estudos contemporâneos sobre gerações e suas interfaces com outros campos.

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Biografía del autor/a

Wivian Weller, Universidade de Brasília

Graduada e mestra em Ciências da Educação, especialista em Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e doutora em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim/Alemanha. É professora adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Publicado

2011-02-10

Cómo citar

Weller, W. (2011). A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Sociedade E Estado, 25(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5530

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