A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim

Autores

  • Wivian Weller Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Gerações, Sociologia do conhecimento, Karl Mannheim

Resumo

O conceito de gerações vem sendo retomado nas análises sociológicas que apontam não somente para as diferenças de classe, mas também para as desigualdades de gênero, étnico-raciais, culturais e geracionais. No entanto, "gerações" aparece como uma espécie de conceito guarda-chuva ou como categoria pouco teorizada. Embora o conceito de gerações de Mannheim represente, para muitos autores, a mais completa tentativa de explicação do tema, o mesmo tem sido, muitas vezes, citado por se tratar de um "clássico": as potencialidades de análise do conceito proposto pelo autor ainda são muitas. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reconstrução deste "famoso" ensaio que até hoje não chegou a ser integralmente traduzido e publicado no Brasil e, por outro, discute a atualidade e pertinência do artigo escrito por Mannheim em 1928 para os estudos contemporâneos sobre gerações e suas interfaces com outros campos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wivian Weller, Universidade de Brasília

Doutora em sociologia pela Universidade Livre de Berlim, Alemanha. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

 

 

Downloads

Publicado

10-02-2011

Como Citar

Weller, W. (2011). A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Sociedade E Estado, 25(2), 205–224. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5537

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.