Karl Mannheim e o método documentário de interpretação: uma forma de análise das visões de mundo

Main Article Content

Wivian Weller
Gislene Santos
Rogério Leandro Lima da Silveira
Adilson Francelino Alves
Vera Simone Schaefer Kalsing

Resumo

O presente artigo retoma a contribuição de Mannheim na construção de um método interpretativo de pesquisa, com base no trabalho ”“ escrito originalmente em 1921/22 ”“ Beiträge zur Theorie der Weltanschaungsinterpretation (Contribuições para a teoria da interpretação das visões de mundo). O texto discute as reflexões metodológicas e o desenvolvimento de um método de análise das visões de mundo para as ciências sociais, denominado método documentário de interpretação. Ao trazer como proposta metodológica a análise documentária das experiências ateóricas, o autor instiga-nos a repensar o processo e o tratamento dado à interpretação dos objetos culturais. Num momento atual, em que presenciamos a ação e o discurso da velocidade da difusão de informações, no qual a instantaneidade do tempo aniquilaria o espaço e homogeneizaria as culturas, o artigo de Mannheim é propositivo: nos convida a repensar a construção de instrumentos analíticos capazes de mapear e dar forma à singularidade de experiências concretas, que carecem de uma análise teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Weller, W., Santos, G., Silveira, R. L. L. da, Alves, A. F., & Kalsing, V. S. S. (2002). Karl Mannheim e o método documentário de interpretação:: uma forma de análise das visões de mundo. Sociedade E Estado, 17(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/4976
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wivian Weller

Doutora em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha); professora recém-doutora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC.

Gislene Santos

Geógrafa e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC.

Rogério Leandro Lima da Silveira

Geógrafo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC;
professor da Universidade de Santa Cruz do Sul ”“ UNISC/RS.

Adilson Francelino Alves

Sociólogo e doutorando do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas UFSC;
professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ”“ UNIOESTE”“PR.

Vera Simone Schaefer Kalsing

Socióloga e mestre em Sociologia pela UFRGS.