Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:

da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal

Autores

  • Sayonara Leal Universidade de Brasília
  • Tauvana Yung Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Mediações pedagógicas, Experiência e representação social, Ensino de sociologia, Escolas do Distrito Federal

Resumo

Este trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara Leal, Universidade de Brasília

Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB).

Tauvana Yung, Universidade de Brasília

Mestre e doutoranda em sociologia pela UnB.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

Leal, S., & Yung, T. (2016). Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal. Sociedade E Estado, 30(3), 773–796. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034

Edição

Seção

Artigos