Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:

da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal

Autores

  • Sayonara Leal Universidade de Brasília
  • Tauvana Yung Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Mediações pedagógicas, Experiência e representação social, Ensino de sociologia, Escolas do Distrito Federal

Resumo

Este trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara Leal, Universidade de Brasília

Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB).

Tauvana Yung, Universidade de Brasília

Mestre e doutoranda em sociologia pela UnB.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

Leal, S., & Yung, T. (2016). Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal. Sociedade E Estado, 30(3), 773–796. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.