Segurança privada e direitos civis na cidade de São Paulo

Autores

  • Cleber da Silva Lopes Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Cidade de São Paulo, Agentes de segurança privada, Policiamento, Crimes, Direitos civis

Resumo

O artigo investiga as violações de direitos civis cometidas por seguranças regulares, semirregulares e irregulares que executam policiamento privado na cidade de São Paulo. Esses agentes têm violado direitos e liberdades individuais no exercício de suas atividades profissionais? Quais são as principais violações e onde elas mais ocorrem? Diferentes tipos de agentes cometem distintas violações de direitos civis? Essas violações se assemelham às que ocorrem nas atividades de policiamento público? O trabalho procura responder a essas questões a partir de uma análise exploratória das ocorrências policiais envolvendo seguranças particulares da cidade de São Paulo entre janeiro de 2009 e setembro de 2010. Os dados indicam que os profissionais de segurança privada não raramente violam a integridade física, a liberdade e a honra dos cidadãos, especialmente dos que frequentam espaços de entretenimento, comércio e terminais de transporte público. Enquanto seguranças regulares cometem mais violações nos terminais de transporte coletivo, seguranças semirregulares e irregulares se excedem mais em casas noturnas, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais. Os dados também sugerem que o padrão de abusos presente nas atividades de policiamento privado é distinto daquele encontrado nas atividades de policiamento público. Enquanto policiais parecem usar e abusar com maior frequência dos poderes legais que lhes conferem o direito de usar força letal para a manutenção da ordem pública, profissionais de segurança privada usam e abusam com mais frequência de ferramentas físicas e corporais não letais em nome da manutenção da ordem no interior de espaços policiados por instituições privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber da Silva Lopes, Universidade de São Paulo

Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do Departamento e do Mestrado em ciências sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

Lopes, C. da S. (2016). Segurança privada e direitos civis na cidade de São Paulo. Sociedade E Estado, 30(3), 651–671. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6025

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.