A gestão da vida e da segurança pública no Brasil

Main Article Content

Renato Sérgio de Lima
Jacqueline Sinhoretto
Samira Bueno

Resumo

O presente artigo busca, a partir da análise de uma série de evidências empíricas e de dados disponíveis, construir um panorama atualizado da área e, com isso, reforçar uma narrativa acerca da atual configuração da segurança pública no país que identifica os sentidos das fortes disputas pelo significado de lei, ordem e segurança pública, bem como interpreta os rumos e as opções institucionais em torno de como o Estado tem administrado os conflitos sociais da sociedade brasileira contemporânea. Narrativa essa que, em síntese, defende que há um forte hiato entre os princípios democráticos inaugurados com a Constituição de 1988 e as práticas institucionais das polícias, dos ministérios públicos e do Judiciário, que, paradoxalmente, delegam às polícias militares a gestão da vida da população e pouco avançam na sua valorização como princípio basilar a organizar suas práticas e procedimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Lima, R. S. de, Sinhoretto, J., & Bueno, S. (2015). A gestão da vida e da segurança pública no Brasil. Sociedade E Estado, 30(1), 125–146. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5954
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Renato Sérgio de Lima, Fundação Getúlio Vargas

doutor em sociologia pela USP, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, professor e pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV e da FGV Direito São Paulo, coorganizador do livro Crime, polícia e justiça no Brasil (São Paulo: Contexto, 2014)

Jacqueline Sinhoretto, Universidade Federal de São Carlos.

doutora em sociologia pela USP, professora do Departamento de Sociologia e do PPGS da UFSCar, coordenadora do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos

Samira Bueno, Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV.

doutoranda em administração pública e governo na Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.