COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46016Palavras-chave:
Tecnologia Educacional. Experimentação. Ensino. Aprendizagem. Recursos Educacionais Abertos.Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção didática que contempla experimentos visuais e experimentos simulados com o uso de recursos tecnológicos. Faz-se uma análise de conteúdo e de contexto de uma disciplina de pós-graduação que contemplou a realização de oito atividades experimentais. A questão problema neste relato é como organizar atividades experimentais para incorporar recursos tecnológicos? O objetivo é desenvolver competências para a integração de recursos tecnológicos na experimentação por professores de física, trazendo para isso alguns exemplos. Como resultado temos que não há por que renunciar à realização de atividades experimentais, primeiro pela disponibilidade de grande número de tecnológicas digitais educativas; como segundo ponto destacamos que tais modalidades de atividades experimentais possibilitam introduzir o ensino com bases experimentais, mesmo em condições que aparentemente sejam pouco favoráveis.
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