USANDO ARDUINO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO LABORATÓRIO DE FÍSICA: CARGA-DESCARGA DO CAPACITOR

Autores

  • Richar Nicolás Durán PPG Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Ponta Grossa)
  • Hernani Batista da Cruz PPG Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Ponta Grossa)
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva PPG Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Ponta Grossa)
  • Samuel Correa Machado Mestrado Nacional Profissional Ensino de Física – Polo 35 (MNPEF Polo 35), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Silvio Luiz Rutz da Silva Mestrado Nacional Profissional Ensino de Física – Polo 35 (MNPEF Polo 35), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45956

Palavras-chave:

Física Experimental. Ensino de Física. Capacitores. Arduino. Tecnologia educacional.

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um experimento que envolve a montagem de um circuito de carga e descarga de capacitor utilizando o Arduino. O objetivo é integrar o uso de recurso tecnológico para o ensino de física de modo a possibilitar aos alunos tornarem-se usuários qualificados das tecnologias. Toma-se por base os conceitos de cultura digital ou cibercultura o que engloba a utilização de tecnologias digitais em diversos aspectos da vida cotidiana. Proporciona-se assim uma intervenção didática no sentido de promover competência, habilidades com suporte ao uso de tecnologia. Conclui-se que é essencial que os professores estejam preparados para oferecer aos alunos possibilidades de experiências didáticas que integrem tecnologia em todas as fases do ensino.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

NICOLÁS DURÁN, Richar; BATISTA DA CRUZ, Hernani; RUTZ DA SILVA, Sani de Carvalho; CORREA MACHADO, Samuel; RUTZ DA SILVA, Silvio Luiz. USANDO ARDUINO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO LABORATÓRIO DE FÍSICA: CARGA-DESCARGA DO CAPACITOR. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 239–244, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45956. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45956. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022