CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO POLO 35 DO MNPEF NO PERÍODO DE 2016 A 2022.

Autores

  • Silvio Luiz Rutz da Silva Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • André Maurício Brinatti Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • André Vitor Chaves de Andrade Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Jeremias Borges da Silva Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45949

Palavras-chave:

Mestrado profissional. Ensino de Física. Aprendizagem. Análise de conteúdo.

Resumo

O trabalho aqui apresentado tem por objeto as dissertações defendidas no período de 2016-2022 no Polo 35 do MNPEF, que constituem o corpus textual analisado, de modo a se obter uma categorização dos conteúdos presentes nos registros textuais analisados. Para a análise do corpus textual empregou-se o software IraMuTeQ com o objetivo de se obter uma categorização das dissertações. A análise permitiu identificar, pelas frequências relativas, os termos que mais aparecem no cluster temático e agrupá-los em classes e grupos. Pelo método de Reinert, foi possível identificar seis classes e os temos que mais aparecem, ou seja, quais são específicos e que caracterizam cada uma das classes. A partir das categorias extraídas das dissertações, é possível comparar as características textuais com variáveis externas, como indicadores de autoria, local de aplicação, conteúdos abordados, metodologias empregadas entre outros. Pela análise de similitude, foram encontrados sete grupos de relações assim como a relação mais expressiva que foi ensino « física(o). Os resultados encontrados estão em acordo com as propostas de formação do MNPEF. Portanto, foi possível categorizar as dissertações pela tipificação das classes e dos termos mais representativos nestas. A partir das categorias extraídas das dissertações, é possível compará-las em relação às mais relevantes e que são: o ensino de Física, a ciência Física, o produto educacional, o contexto de aplicação e a atuação profissional do professor-discente.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

RUTZ DA SILVA, Silvio Luiz; BRINATTI , André Maurício; CHAVES DE ANDRADE , André Vitor; BORGES DA SILVA, Jeremias. CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO POLO 35 DO MNPEF NO PERÍODO DE 2016 A 2022. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 192–200, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45949. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45949. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022