CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO POLO 35 DO MNPEF NO PERÍODO DE 2016 A 2022.

Autores

  • Silvio Luiz Rutz da Silva Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • André Maurício Brinatti Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • André Vitor Chaves de Andrade Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Jeremias Borges da Silva Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45949

Palavras-chave:

Mestrado profissional. Ensino de Física. Aprendizagem. Análise de conteúdo.

Resumo

O trabalho aqui apresentado tem por objeto as dissertações defendidas no período de 2016-2022 no Polo 35 do MNPEF, que constituem o corpus textual analisado, de modo a se obter uma categorização dos conteúdos presentes nos registros textuais analisados. Para a análise do corpus textual empregou-se o software IraMuTeQ com o objetivo de se obter uma categorização das dissertações. A análise permitiu identificar, pelas frequências relativas, os termos que mais aparecem no cluster temático e agrupá-los em classes e grupos. Pelo método de Reinert, foi possível identificar seis classes e os temos que mais aparecem, ou seja, quais são específicos e que caracterizam cada uma das classes. A partir das categorias extraídas das dissertações, é possível comparar as características textuais com variáveis externas, como indicadores de autoria, local de aplicação, conteúdos abordados, metodologias empregadas entre outros. Pela análise de similitude, foram encontrados sete grupos de relações assim como a relação mais expressiva que foi ensino « física(o). Os resultados encontrados estão em acordo com as propostas de formação do MNPEF. Portanto, foi possível categorizar as dissertações pela tipificação das classes e dos termos mais representativos nestas. A partir das categorias extraídas das dissertações, é possível compará-las em relação às mais relevantes e que são: o ensino de Física, a ciência Física, o produto educacional, o contexto de aplicação e a atuação profissional do professor-discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES JR, E.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. de H. A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 12, n. 2 , p. 267-291, nov. 2019.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. ed., 2ª Reimpressão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BRASIL. CAPES. Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica - ProEB, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/proeb. Acesso em: 05 out. 2022.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicologia. vol. 21, n. 2, Ribeirão Preto dez. 2013. http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16

CARVALHO, A. M. Metodologia de pesquisa em ensino de física: uma proposta para estudar os processos de ensino e aprendizagem. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - ENPEF, 9. Anais [...], Jaboticatubas, MG: Sociedade Brasileira de Física, 2004.

CASANOVA, S. S.; ZARA, R. A. Análise dos produtos educacionais provenientes do mestrado nacional profissional em ensino de física. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 24, n. 3, p. 267-276, ano 2020.

CERVI, E. U. Análise de conteúdo automatizada em redes sociais online: uma proposta metodológica. In: Encontro Anual Anpocs, 28. Anais [...] Caxambu, MG, 22 a 26 out. 2018.

FERREIRA, M.; SACERDOTE, H.; SUDART, N,; SILVA FILHO, O. L. da Análise de temas, teorias e métodos em dissertações e produtos educacionais no MNPEF. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, e20210322, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0322.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MACHADO, A. R.; MARQUES, C. A. Mestrado nacional profissional em ensino de física – possibilidades formativas para os formadores de professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, 12. Anais [...], Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 25 a 28 de junho de 2019.

MARCHAND, P.; RATINAUD, P. L'analyse de similitude appliqueé aux corpus textueles: les primaires socialistes pour l'election présidentielle française. In: Journées Internationales d'Analyse statistique des Données Textuelles, 11. Actes [...], Liège (Belgique), pp. 687-699, du 13 au 15 juin 2012.

MÓL, G. de S. Pesquisa qualitativa em ensino de química. Revista Pesquisa Qualitativa, v.5(9), p. 495-513, dez. 2007.

MOREIRA, M. A.; STUDART, N.; VIANNA, D. M. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) uma experiencia em larga escala no Brasil. Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol. 10, No. 4, 4327:1-6, Dec. 2016.

NESI, E. R.; BATISTA, M. C. Produtos educacionais elaborados no mestrado profissional em ensino de física: a busca por referenciais norteadores. Revista Valore, Volta Redonda, 3 (Edição Especial): 554-563, 2018.

NESI, E. R.; BATISTA, M. C.; DEIMLING, N. N. M. A formação continuada de professores de física no estado do Paraná: um olhar a partir do mestrado nacional profissional em ensino de física MNPEF. Revista Valore, Volta Redonda, 6 (Edição Especial): 510-522, 2021.

NESI, E. R.; BATISTA, M. C.; DEIMLING, N. N. M. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: contribuições e limitações na perspectiva dos egressos. REnCiMa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 1-25, maio 2022

PAULO, I. J. C. de; ALMEIDA, R. M.C. de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física:

uma história de sucesso; um futuro promissor. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 44, e20210392 (2022). DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0392

PEREIRA, Z. D. DE A.; ERTAHL, J. P. C. Temas e referenciais presentes nas dissertações do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física. REnCiMa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 1-17, maio 2022.

REBEQUE, P. V.; OSTERMANN, F. Reflexões sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, 9. Anais [...] Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015.

REBEQUE, P. V.; OSTERMANN, F.; VISEU, S. Uma análise sobre a produção acadêmica da primeira turma do mestrado nacional profissional em ensino de física. ENCITEC. Santo Ângelo, RS, Vol. 11, n. 1, p. 06-19, jan./abr. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v11i1.286

REBEQUE, P. V.; OSTERMANN, F.; VISEU, S. O mestrado nacional profissional em ensino de física: investigando os modos de regulação em um polo regional do programa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(2), 399–428. Agosto 2018.

DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018182399

REINERT, M. Alceste, une méthodologie d’analyse des données textuelles et une application: Aurelia de Gerard de Nerval. Bulletin de Methodologie Sociologique, v.26, p.24-54, 1990.

ROCHA, A. S. da; CARVALHO, S. M. DE; GOMES, E. C. impacto do MNPEF no desenvolvimento científico do Tocantins. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 44, e20220128, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2022-0128

SBF. MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Sobre o MNPEF, 2022. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/mnpef/. Acesso em: 05 out. 2022.

SILVA, S. L. R. da; BRINATTI, A. M.; ANDRADE, A. V. C. de. Experiência das disciplinas de formação docente em ensino de Física no MNPEF-UEPG: proposta pedagógica, reflexões e ações. Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, Passo Fundo, p. 339-363, maio/ago. 2018

SILVA, L. F. DA; VILANI, A. O MNPEF e o desenvolvimento profissional de professores de Física. REnCiMa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 1-27, maio 2022

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

RUTZ DA SILVA, Silvio Luiz; BRINATTI , André Maurício; CHAVES DE ANDRADE , André Vitor; BORGES DA SILVA, Jeremias. CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO POLO 35 DO MNPEF NO PERÍODO DE 2016 A 2022. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 192–200, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45949. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45949. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022