O PROCESSO DE DESCOBERTA POR MEIO DE UM EXPERIMENTO USANDO APENAS UMA RÉGUA

Autores

  • André Maurício Brinatti Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Silvio Luiz Rutz da Silva Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • André Vitor Chaves de Andrade Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Jeremias Borges da Silva Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46010

Palavras-chave:

currículo em espiral. teoria de ensino de Bruner. ensino de física. queda livre. tempo de reação.

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma prática experimental aplicada em sala de aula em uma disciplina de um curso de Licenciatura em Física, a fim de exemplificar o processo da descoberta, o currículo em espiral e a estrutura e forma de conhecimento sobre o assunto segundo a teoria de ensino de Bruner. A atividade propriamente é a busca da solução à pergunta: Como medir seus reflexos com uma régua? A solução deve ser devidamente justificada com os conceitos, princípios e relações de física. O processo, por meio de trabalho em equipe e em turma, é mediado pelo docente que faz uso do currículo em espiral nas discussões em equipe e com a turma. Uma vez que a solução é encontrada, mostra-se a importância da estrutura e forma de conhecimento sobre o assunto por meio da atividade e sua aplicação. Com base na experiência do docente, observações em relação às ações dos estudantes durante os anos em que a atividade foi aplicada e a discussão com colegas docentes, é possível afirmar que inicialmente os estudantes não associam a proposição à Queda Livre. No entanto, durante o processo, reconhecem o modelo proposto, uma vez que reveem assunto, destacando o currículo em espiral, há evidências de aprendizagem, motivação, satisfação da descoberta do modelo para a solução e aplicação na perspectiva das características da estrutura e forma de conhecimento sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRINATTI, A. M.; SILVA, J. B.; SILVA, S. L. R. A prática da disciplina articuladora na Licenciatura em Física. In: GOES, G. T.; CHAMMA, O. T. (Org.) Arquitetura da Prática: interação do saber-fazer nas licenciaturas. ed. atual. Ponta Grossa: UEPG, 2014. p. 137-150.

GOI, M. E. J.; SANTOS, F. M. T. Contribuições de Jerome Bruner: aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza. Ciências & Cognição, v. 23, n. 2, p. 315-332, 2018. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1477/pdf_124 . Acesso em: 01 nov. 2022.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Movimento Retilíneo. In: HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. p. 13-39.

HEWITT, P. G. Movimento Retilíneo. In: HEWITT, P. G. Física Conceitual. 11 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. p. 35-50.

LEÃO, A. F. C.; GOI, M. E. J. Um olhar na teoria da aprendizagem de Bruner sobre o ensino de Ciências. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, e367101321214, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21214 .

LEFRANÇOIS, G. R. Três teorias cognitivas: Bruner, Piaget e Vygotsky. In: LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem: O que a velha senhora disse. 5 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. P. 219-273.

MOREIRA, M. A. A teoria de ensino de Bruner. In: MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 3. ed. ampl. Rio de Janeiro: LTC, 2022. p. 72-83.

TIPLER, A. P.; MOSCA G. Movimento em uma dimensão. In: TIPLER, A. P.; MOSCA G. Física para cientistas e engenheiros: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. p. 27-62.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG). Curso de Licenciatura em Física: Currículo 7, 2009. Ponta Grossa: UEPG, 2020.Disponível em:

https://www2.uepg.br/prograd/wp-content/uploads/sites/19/2021/06/Matriz-Curricular_Lic-Fisica_SITE.pdf

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

BRINATTI, André Maurício; RUTZ DA SILVA, Silvio Luiz; CHAVES DE ANDRADE, André Vitor; DA SILVA, Jeremias Borges. O PROCESSO DE DESCOBERTA POR MEIO DE UM EXPERIMENTO USANDO APENAS UMA RÉGUA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 488–495, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46010. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022