O PROCESSO DE DESCOBERTA POR MEIO DE UM EXPERIMENTO USANDO APENAS UMA RÉGUA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46010Palavras-chave:
currículo em espiral. teoria de ensino de Bruner. ensino de física. queda livre. tempo de reação.Resumo
Neste trabalho, apresenta-se uma prática experimental aplicada em sala de aula em uma disciplina de um curso de Licenciatura em Física, a fim de exemplificar o processo da descoberta, o currículo em espiral e a estrutura e forma de conhecimento sobre o assunto segundo a teoria de ensino de Bruner. A atividade propriamente é a busca da solução à pergunta: Como medir seus reflexos com uma régua? A solução deve ser devidamente justificada com os conceitos, princípios e relações de física. O processo, por meio de trabalho em equipe e em turma, é mediado pelo docente que faz uso do currículo em espiral nas discussões em equipe e com a turma. Uma vez que a solução é encontrada, mostra-se a importância da estrutura e forma de conhecimento sobre o assunto por meio da atividade e sua aplicação. Com base na experiência do docente, observações em relação às ações dos estudantes durante os anos em que a atividade foi aplicada e a discussão com colegas docentes, é possível afirmar que inicialmente os estudantes não associam a proposição à Queda Livre. No entanto, durante o processo, reconhecem o modelo proposto, uma vez que reveem assunto, destacando o currículo em espiral, há evidências de aprendizagem, motivação, satisfação da descoberta do modelo para a solução e aplicação na perspectiva das características da estrutura e forma de conhecimento sobre o assunto.
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