O PROCESSO DE DESCOBERTA POR MEIO DE UM EXPERIMENTO USANDO APENAS UMA RÉGUA

Autores

  • André Maurício Brinatti Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Silvio Luiz Rutz da Silva Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • André Vitor Chaves de Andrade Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Jeremias Borges da Silva Departamento de Física, MNPEF (Polo35 - UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46010

Palavras-chave:

currículo em espiral. teoria de ensino de Bruner. ensino de física. queda livre. tempo de reação.

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma prática experimental aplicada em sala de aula em uma disciplina de um curso de Licenciatura em Física, a fim de exemplificar o processo da descoberta, o currículo em espiral e a estrutura e forma de conhecimento sobre o assunto segundo a teoria de ensino de Bruner. A atividade propriamente é a busca da solução à pergunta: Como medir seus reflexos com uma régua? A solução deve ser devidamente justificada com os conceitos, princípios e relações de física. O processo, por meio de trabalho em equipe e em turma, é mediado pelo docente que faz uso do currículo em espiral nas discussões em equipe e com a turma. Uma vez que a solução é encontrada, mostra-se a importância da estrutura e forma de conhecimento sobre o assunto por meio da atividade e sua aplicação. Com base na experiência do docente, observações em relação às ações dos estudantes durante os anos em que a atividade foi aplicada e a discussão com colegas docentes, é possível afirmar que inicialmente os estudantes não associam a proposição à Queda Livre. No entanto, durante o processo, reconhecem o modelo proposto, uma vez que reveem assunto, destacando o currículo em espiral, há evidências de aprendizagem, motivação, satisfação da descoberta do modelo para a solução e aplicação na perspectiva das características da estrutura e forma de conhecimento sobre o assunto.

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Referências

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https://www2.uepg.br/prograd/wp-content/uploads/sites/19/2021/06/Matriz-Curricular_Lic-Fisica_SITE.pdf

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

BRINATTI, André Maurício; RUTZ DA SILVA, Silvio Luiz; CHAVES DE ANDRADE, André Vitor; DA SILVA, Jeremias Borges. O PROCESSO DE DESCOBERTA POR MEIO DE UM EXPERIMENTO USANDO APENAS UMA RÉGUA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 488–495, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46010. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022