USANDO ARDUINO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO LABORATÓRIO DE FÍSICA: CARGA-DESCARGA DO CAPACITOR

Autores

  • Richar Nicolás Durán PPG Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Ponta Grossa)
  • Hernani Batista da Cruz PPG Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Ponta Grossa)
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva PPG Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Ponta Grossa)
  • Samuel Correa Machado Mestrado Nacional Profissional Ensino de Física – Polo 35 (MNPEF Polo 35), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Silvio Luiz Rutz da Silva Mestrado Nacional Profissional Ensino de Física – Polo 35 (MNPEF Polo 35), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45956

Palavras-chave:

Física Experimental. Ensino de Física. Capacitores. Arduino. Tecnologia educacional.

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um experimento que envolve a montagem de um circuito de carga e descarga de capacitor utilizando o Arduino. O objetivo é integrar o uso de recurso tecnológico para o ensino de física de modo a possibilitar aos alunos tornarem-se usuários qualificados das tecnologias. Toma-se por base os conceitos de cultura digital ou cibercultura o que engloba a utilização de tecnologias digitais em diversos aspectos da vida cotidiana. Proporciona-se assim uma intervenção didática no sentido de promover competência, habilidades com suporte ao uso de tecnologia. Conclui-se que é essencial que os professores estejam preparados para oferecer aos alunos possibilidades de experiências didáticas que integrem tecnologia em todas as fases do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARDUINO. What is arduino? 2022. Disponível em: https://www.arduino.cc/en/Guide/Introduction. Acesso em 05 out 2022.

CAVALCANTE, M. A.; RODRIGUES, T. T. T.; BUENO, D. A. Controle Remoto: observando códigos com o Arduíno (parte 2 de 2). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.31, n. 3, 2014, p.614-641.

CAVALCANTE, M. A; TAVOLARO, C. R. C.; MOLISANI, E. Física com arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v.33, n.4, pág. 4503, 2011.

COMISSÃO EUROPEIA. Competências e tecnologias digitais na educação. 2022. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/policy/strategic-framework/education-technology_pt. Acesso em 05 out 2022.

HERRERA, A. Una mirada reflexiva sobre las TIC en Educación Superior. Revista Electrónica de Investigación Educativa. 17(1), 2015, p.1-4.

KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LÉVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2014.

LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA 2018.

MOURÃO, O. Arduino & ensino de física: Automação de práticas experimentais. 1ª Edição. Tianguá: Clube dos Autores, 2018.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. vol.3. 4ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2002.

PERKINS, D. Educar para un mundo cambiante: ¿qué necesitan aprender realmente los alumnos para el futuro? Ediciones SM, Madrid. 2017.

ROCHA FILHO, J. B. da; SALAMI, M. A.; GALLI, C.; FERREIRA, M. K.; MOTTA, T. S. e COSTA, R. de C. Construção de capacitores de grafite sobre papel, copos e garrafas plásticas, e medida de suas capacitâncias. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 3, 2005, p. 400-415.

SANTOS, C. A.; SALES, A. As tecnologias digitais da informação e comunicação no trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017.

SILVA, S. L. R. da; ANDRADE, A. V. C. de e BRINATTI, A. M. Ensino remoto emergencial [livro eletrônico]. Ponta Grossa, PR: Ed. dos Autores, 2020.

SOUZA, F. Arduino MEGA 2560. 2022. Disponível em: https://embarcados.com.br/arduino-mega-2560. Acesso em: 05 out 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

NICOLÁS DURÁN, Richar; BATISTA DA CRUZ, Hernani; RUTZ DA SILVA, Sani de Carvalho; CORREA MACHADO, Samuel; RUTZ DA SILVA, Silvio Luiz. USANDO ARDUINO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO LABORATÓRIO DE FÍSICA: CARGA-DESCARGA DO CAPACITOR. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 239–244, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45956. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45956. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022