COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE FÍSICA

Autores

  • Silvio Luiz Rutz da Silva Departamento de Física, MNPEF (Polo35 – UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • André Maurício Brinatti Departamento de Física, MNPEF (Polo35 – UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • André Vitor Chaves de Andrade Departamento de Física, MNPEF (Polo35 – UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46016

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional. Experimentação. Ensino. Aprendizagem. Recursos Educacionais Abertos.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção didática que contempla experimentos visuais e experimentos simulados com o uso de recursos tecnológicos. Faz-se uma análise de conteúdo e de contexto de uma disciplina de pós-graduação que contemplou a realização de oito atividades experimentais. A questão problema neste relato é como organizar atividades experimentais para incorporar recursos tecnológicos? O objetivo é desenvolver competências para a integração de recursos tecnológicos na experimentação por professores de física, trazendo para isso alguns exemplos. Como resultado temos que não há por que renunciar à realização de atividades experimentais, primeiro pela disponibilidade de grande número de tecnológicas digitais educativas; como segundo ponto destacamos que tais modalidades de atividades experimentais possibilitam introduzir o ensino com bases experimentais, mesmo em condições que aparentemente sejam pouco favoráveis.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

RUTZ DA SILVA , Silvio Luiz; BRINATTI, André Maurício; CHAVES DE ANDRADE , André Vitor. COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 533–543, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46016. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022