USING ARDUINO AS A TEACHING TOOL IN THE PHYSICS LAB: CAPACITOR CHARGE-DISCHARGE
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45956Keywords:
Experimental Physics. Physics Teaching. Capacitors. Arduino. Educational Technology.Abstract
This paper presents an experiment involving assembling a capacitor charge and discharge circuit using Arduino. The goal is to integrate technological resources for teaching physics to enable students to become qualified technology users. It is based on the concepts of digital culture or cyberculture, which encompasses the use of digital technologies in various aspects of everyday life. It provides a didactic intervention to promote competence, skills, and abilities supported using technology. We conclude that it is essential that teachers are prepared to offer students possibilities of didactic experiences that integrate technology in all phases of education.
Downloads
References
ARDUINO. What is arduino? 2022. Disponível em: https://www.arduino.cc/en/Guide/Introduction. Acesso em 05 out 2022.
CAVALCANTE, M. A.; RODRIGUES, T. T. T.; BUENO, D. A. Controle Remoto: observando códigos com o Arduíno (parte 2 de 2). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.31, n. 3, 2014, p.614-641.
CAVALCANTE, M. A; TAVOLARO, C. R. C.; MOLISANI, E. Física com arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v.33, n.4, pág. 4503, 2011.
COMISSÃO EUROPEIA. Competências e tecnologias digitais na educação. 2022. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/policy/strategic-framework/education-technology_pt. Acesso em 05 out 2022.
HERRERA, A. Una mirada reflexiva sobre las TIC en Educación Superior. Revista Electrónica de Investigación Educativa. 17(1), 2015, p.1-4.
KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
LÉVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2014.
LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA 2018.
MOURÃO, O. Arduino & ensino de física: Automação de práticas experimentais. 1ª Edição. Tianguá: Clube dos Autores, 2018.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. vol.3. 4ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2002.
PERKINS, D. Educar para un mundo cambiante: ¿qué necesitan aprender realmente los alumnos para el futuro? Ediciones SM, Madrid. 2017.
ROCHA FILHO, J. B. da; SALAMI, M. A.; GALLI, C.; FERREIRA, M. K.; MOTTA, T. S. e COSTA, R. de C. Construção de capacitores de grafite sobre papel, copos e garrafas plásticas, e medida de suas capacitâncias. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 3, 2005, p. 400-415.
SANTOS, C. A.; SALES, A. As tecnologias digitais da informação e comunicação no trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017.
SILVA, S. L. R. da; ANDRADE, A. V. C. de e BRINATTI, A. M. Ensino remoto emergencial [livro eletrônico]. Ponta Grossa, PR: Ed. dos Autores, 2020.
SOUZA, F. Arduino MEGA 2560. 2022. Disponível em: https://embarcados.com.br/arduino-mega-2560. Acesso em: 05 out 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of the Physics Teacher
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).