Sequência Didática Investigativa Baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov para a Determinação Experimental da Velocidade do Som no Ar.

Autores

  • João Pessoa de Oliveira Filho Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 58, Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Francisco Nairon Monteiro Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.43650

Palavras-chave:

Velocidade do Som. Três Momentos Pedagógicos. Ensino Sob Medida.

Resumo

A pesquisa em ensino de física tem apontado fortemente para a importância do uso do experimento numa perspectiva investigativa e problematizadora, como ferramenta na formação de cidadãos cientificamente alfabetizados. Tais atividades, dentre outras, podem assumir diferentes papéis em situações de ensino, possibilitando, além da aprendizagem significativa, o protagonismo do estudante, a tomada de decisão, a análise reflexiva e a construção de conclusões. Alinhados com esta perspectiva emancipatória, desenvolvemos um produto educacional composto de uma sequência didática, baseada no diálogo entre os três momentos pedagógicos, a aprendizagem significativa e o ensino sob medida, voltada para o ensino teórico e experimental referente à velocidade do som e sua medição. A aplicação deste produto educacional mostrou-se bastante satisfatória, onde pudemos perceber motivação, protagonismo, ficando evidente o desejo dos estudantes que o ensino da física pudesse ser desta forma, o que nos mostra que a experiência vivenciada construiu neles um novo olhar em relação à física. Além disso, os resultados experimentais e os mapas conceituais por eles produzidos dão mostra de que houve aprendizagem.

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

DE OLIVEIRA FILHO, João Pessoa; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon. Sequência Didática Investigativa Baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov para a Determinação Experimental da Velocidade do Som no Ar. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 33–53, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v6i3.43650. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/43650. Acesso em: 21 nov. 2024.