UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO FÍSICO E MUSICAL DA VIBRAÇÃO DE BARRAS HOMOGÊNEAS POR MEIO DA KALIMBA

Autores

  • Vinicius de Oliveira Moraes Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – Polo 58, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Francisco Nairon Monteiro Júnior Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – Polo 58, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45942

Palavras-chave:

Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Kalimba. Física e Música.

Resumo

No presente artigo apresentamos o desenvolvimento e aplicação de um produto educacional, baseado nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, que se utilizou de um pequeno instrumento musical, a kalimba, da família dos lamelofones, voltado ao estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas, fixas em uma de suas extremidades. Neste percurso, os alunos puderam manipular o instrumento, refletir sobre a função das lâminas, caixa de ressonância, cavaletes, suporte e orifícios, centrando a atenção no modelo físico-matemático que relaciona a frequência fundamental de vibração de cada lâmina ao seu comprimento útil. Na sequência, refletiram sobre a relação entre a frequência e as notas musicais, a partir do entendimento da escala de 12 semitons igualmente temperados. A análise da aplicação do produto, bem como dos dados coletados, apontou para a importância do protagonismo na aprendizagem significativa, bem como para a construção de um importante subsunçor para a continuidade dos estudos em acústica, qual seja o de que a frequência de vibração de um corpo é função de suas dimensões, que, no caso do citado instrumento, varia com o inverso do quadrado do comprimento da lâmina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO FILHO, J. V. Sequência de ensino por investigação significativa no estudo das relações entre física e música em atividades experimentais envolvendo o oscilador de Melde. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife.

CUNHA, R. C. Investigando a equação de uma onda estacionária no tempo e no espaço por meio de atividades experimentais como organizadores avançados. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife.

MACIEL NETO, A. S. Sequência didática para a aprendizagem significativa da acústica física e da acústica musical, relativas aos tubos sonoros, utilizando organizadores prévios e atividades experimentais com o tubo de Kundt. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife.

MEDEIROS, A. C. B. Ciência e percepção: Aprendizagem significativa do conceito de ressonância por meio de atividades experimentais como organizadores avançados. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife.

MORAES, V. O. Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas por meio da análise experimental da kalimba. 2022. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 3, 2011.

OLIVEIRA FILHO, J. P. Sequência didática investigativa baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov para a determinação experimental da velocidade do som no ar. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DE OLIVEIRA MORAES, Vinicius; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon. UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO FÍSICO E MUSICAL DA VIBRAÇÃO DE BARRAS HOMOGÊNEAS POR MEIO DA KALIMBA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 137–143, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45942. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45942. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022