SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA FÍSICA DO LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE SIMULADOR COMPUTACIONAL E MONTAGEM EXPERIMENTAL

Autores

  • Silvio Figueiredo Conceição Júnior Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Francisco Nairon Monteiro Júnior Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45923

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa; Simulação Computacional; Movimento de Projéteis.

Resumo

Os experimentos virtuais são objetos de aprendizagem que utilizam softwares específicos para simular a experimentação, sendo especialmente úteis na abordagem de experiências difíceis de serem realizadas na prática no ambiente escolar. Por acreditar na importância dos simuladores computacionais como uma estratégia de ensino, fundamentada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, propomos uma atividade educacional composta da utilização do simulador movimento de projéteis, software livre desenvolvido pela Physics Educational Technology (PhET) da Interactive Simulations da Universidade do Colorado, bem como a confecção e lançamento de foguetes, realizados por equipes formadas por alunos do ensino médio, de um colégio de Recife-PE, com o objetivo de participar das Olimpíadas Pernambucanas de Foguetes (OPEFOG). A utilização do produto apontou para a viabilidade do material na mediação da aprendizagem significativa da física envolvida, possibilitando interação, ludicidade e protagonismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONCEIÇÃO JÚNIOR, S. F. Sequência didática para a aprendizagem significativa da física do lançamento de projéteis por meio da utilização de simulador computacional e montagem experimental. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife. 2019.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a Teoria de David Ausubel. São Paulo: Centaro, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

CONCEIÇÃO JÚNIOR, Silvio Figueiredo; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA FÍSICA DO LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE SIMULADOR COMPUTACIONAL E MONTAGEM EXPERIMENTAL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 10–16, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45923. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45923. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022