SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE FÍSICA E MÚSICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ENVOLVENDO O OSCILADOR DE MELDE
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45967Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa. Ensino por Investigação. Oscilador de Melde.Resumo
O presente artigo apresenta um produto educacional e sua aplicação, resultado das inquietações nascidas na práxis pedagógica no ensino médio e consiste numa sequência de ensino por investigação (SEI) significativa no estudo das cordas oscilantes fixas de instrumentos musicais, notadamente o violão. Tal produto oferece uma nova roupagem para o oscilador de Melde com o uso de aplicativo grátis de celular, bem como de alto-falante e amplificador para gerar ondas harmônicas com cordas de violão. Aplicamos a SEI na Escola de Referência em Ensino Médio Olinto Victor, Recife-PE. A experiência vivenciada apontou para a viabilidade na busca da aprendizagem significativa no contexto das cordas vibrantes, bem como para a importância dos organizadores prévios como motivadores da busca de conhecimentos novos. Apontou ainda para a importância da fase de problematização como geradora de inquietações nos alunos e ainda a importância do trabalho experimental em grupo na passagem da representação abstrata do conhecimento à manipulação de conceitos e variáveis, indicando que atividades manipulativas têm sua importância quando o manipulador do aparato tem consciência de seus atos ao realizar o experimento.
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Referências
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