Uso de Ferramentas Midiáticas e Práticas no Ensino de Acústica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.41272Palavras-chave:
Enem. Acústica. Ferramentas Midiáticas e Práticas. TAS e MCs.Resumo
Sabendo das dificuldades que os estudantes têm na prova de Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por apresentar deficiências nas habilidades relacionadas aos conceitos, recursos e aplicações dos conteúdos da Física. Neste artigo, apresentamos uma proposta didática em que os alunos possam construir significados sobre os conceitos relacionados ao estudo das ondas sonoras (Acústica) e seus fenômenos, usando ferramentas midiáticas e práticas, como vídeos, animações, simulações, equipamentos de medida e instrumentos musicais. Este trabalho foi realizado na Escola de Aplicação da UFPa, em 5 turmas do 2º ano do Ensino Médio, que possui em média 26 alunos por turma. O referencial teórico é baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel usando a metodologia de construção de Mapas Conceituais (MCs) e questionários. De modo que os conceitos abordados em sala foram internalizados no desenvolvimento cognitivo do aluno com o uso dessas ferramentas melhorando o rendimento nas avaliações escolares.
Downloads
Referências
ALMENARA, D. F. O Trabalho com Projetos: (RE) Construindo a Prática Pedagógica através da Integração das Mídias. Revista Eletrônica Multisaberes, 2ª ed., 2011.
ARANTES, A. R.; MIRANDA, M. S. e STUDART, N. Objetos de aprendizagem no ensino de física: Usando simulações do PHET. Física na Escola, v. 11, n. 1, p. 27-31, 2010.
ARAÚJO, M. S. T.; SANTOS, M. L. V. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades”. Rev. Bras. de Ens. de Fís., v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. (trad. de Eva Nick et al.) Rio de Janeiro: Interamericana, 625 p., 1980.
BARBOSA, M. P.; SILVA, J. G. M.; ALEIXO, V. F. P. e SILVA-Jr, C. A. B. Proposta de Atividades com Materiais Alternativos na Educação Básica e Superior, v. 18, n. 2, p. 29-39, 2020.
CORREIA, D.; BOLFE, M. A. e SAUERWEIN, I. P. S. O Estudo das Ondas Sonoras por meio de uma Atividade Didática Envolvendo Leitura de um Texto de Divulgação Científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 556-578, 2016.
DECONTO, D. C. S. e OSTERMANN, F. Treinar professores para aplicar a BNCC: as novas diretrizes e seu projeto mercadológico para a formação docente, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1730-1761, 2021.
DONOSO, J. P.; TANÚS, A.; GUIMARÃES, F. e FREITAS, T. C. A Física do Violino. Rev. Bras. de Ens. de Fís., v. 30, n. 2, p. 23051-230521, 2008.
ERROBIDART, H. A.; GOBARA, S. T.; PIUBELLI, S. L. e ERROBIDART, N. C. G. Ouvido Mecânico: Um Dispositivo Experimental para o Estudo da Propagação e Transmissão de uma Onda Sonora. Rev. Bras. de Ens. de Fís., v. 36, n. 1, p. 15071-15075, 2014.
GASPAR, A. e MONTEIRO, I. C. C. Atividades Experimentais de Demonstração em Sala de Aula: Uma Análise segundo o Referencial da Teoria de Vigotsky. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 227-254, 2005.
GOTTO, M. Física e Música em Consonância. Rev. Bras. de Ens. de Fís., v. 31, n. 2, p. 23071-23078, 2009.
HARLEN, W. Ensenanza y aprendizaje de lãs Ciencias, 2ª. Ed. Madrid Morata, 1989.
KAWAMURA, M. R. D. e HOSOUME, Y. A Contribuição da Física para um Novo Ensino Médio. Física na Escola, v. 4, n. 2, p. 22-27, 2003.
KRUMMENAUER, W. L.; PASQUALETTO, T. I. e COSTA, S. S. C. O Uso de Ferramentas Musicais como Ferramenta Motivadora para o Ensino de Acústica no Ensino Médio, v. 10, n. 2, p. 22-24, 2009.
MAGALHÃES, D. A. e FILHO, J. P. A. A Discreta Dança do Ar ao Som das Equações da Física Acústica. Física na Escola, v. 16, n. 2, p. 44-50, 2018.
MARCON, G. S. e KLEIKLEN, M. U. Indicadores Formativos para o Ensino de Física através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1388-1419, 2021.
MEDEIROS, E. A. e LOOS, M. R. O Ensino de Física na Área de Ciências Naturais no Ensino Fundamental I e II Segundo os PCNs. Revista do Professor de Física Brasília, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2017.
MOURA, D. A. e NETO, P. B. O Ensino de Acústica no Ensino Médio por Meio de Instrumentos Musicais de Baixo Custo, v. 12, n. 1, p. 12-15, 2011.
NASCIMENTO, S. A.; DANTAS, J. D.; SOUZA, P. C. e SANTOS, C. A. S. Espectro Sonoro da Flauta Transversal. Rev. Bras. de Ens. de Fís., v. 37, n. 2, p. 23051-23055, 2015.
OCED. Brasil no Pisa 2015: Análises e Reflexões sobre o Desempenho dos Estudantes Brasileiros, São Paulo: Fundação Santillana, p. 274, 2016.
OSTERMANN, F. e REZENDE, F. BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1381-1387, 2021.
RIBEIRO, T. G.; SENRA, C. P. e RESENDE, M. A. Utilização do Software Audacity como Recurso Didático no Ensino de Ondas, v. 16, n. 1, p. 43-50, 2018.
RICARDO, E. C. Implementação dos PCNs em Sala de Aula: Dificuldades e Possibilidades. Física na Escola, v. 4, n. 1, p. 8-11, 2003.
SANTOS, E. M.; MOLINA, C. e TUFAILE, A. P. B. Violão e Guitarra como Ferramentas para o Ensino de Física. Rev. Bras. de Ens. de Fís., v. 35, n. 2, p. 25071-25077, 2013.
SANTOS, R. S.; FILHO, P. S. C. e ROCHA, Z. F. D. C. Descobertas sobre a Teoria do Som: A História dos Padrões de Chladni e sua Contribuição para o Campo da Acústica. Rev. Bras. de Ens. de Fís., v. 40, n. 2, p. e2602 (1-5), 2018.
SCHIVANI, M.; SOUZA, G. F. e LIRA, N. Programa Nacional do Livro Didático de Física: Subsídios para Pesquisas. Rev. Bras. de Ens. de Fís., v. 42, p. e20200011 (1-10), 2020.
SILVA, K. W.; SANTOS, B. M. e SILVA, L. R. Utilização de apps para o ensino do efeito Doppler, Anais do I Encontro Regional do MNPEF Centro-Oeste/Norte, v. 3, n. especial (2019): Revista do Professor de Física. SORENSEN, R. N. e TEIXEIRA, R. R. P. Possibilidades do Uso de Obras de Ficção Científica no Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 31-43, 2021.
WERLANG, R. B. Mapas Conceituais Esqueletos: Instrumento para Avaliar o Processo de Ensino-Aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 126-140, 2013.
WILSON, C.; GRIZZLE, A.; TUAZON, R.; AKYEMP, K. e CHEUNG, C-K. Alfabetização Midiática e Informacional: Currículo para Formação de Professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 192 p., 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).