PROPOSTA DO APLICATIVO "SCIENCE IN THE HANDS" COM MÚLTIPLAS FUNCIONALIDADES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Celina Santos Monteiro Especialização em Ensino de Física, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil
  • Jéssica Paranhos Estácio Especialização em Ensino de Física, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil
  • Milena Pinheiro Barbosa Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2705-2399
  • Josiney Farias de Araújo Programa de Botânica Tropical, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3431-3916
  • Marcos Vinicius da Silva Paula aculdade de Engenharia de Materiais, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil
  • Jordan Del Nero Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8087-8427
  • Alessandra Nascimento Braga Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9880-5648
  • Carlos Alberto Brito da Silva júnior Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7084-8491

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.54196

Palavras-chave:

Ensino de Física. UEPS. Aplicativo (App). Smartphones. Múltiplas Funcionalidades. Inclusão.

Resumo

Recursos didáticos baseados nas metodologias de aprendizagem eletrônica e móvel são fundamentados nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) vêm sendo bastante utilizados e se fazem necessário no ambiente escolar para auxiliar o professor e aproximar o ensino de Física aos novos desafios do mundo atual dando maior dinamismo e interatividade, mesmo sabendo que o livro didático (LD) continua sendo a principal ferramenta no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. Assim, buscando uma aprendizagem significativa por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) foi construído o aplicativo (App) "Science in the Hands", para aparelhos Smartphones e/ou Tablets pela plataforma digital "Fabrica de Aplicativos", com múltiplas funcionalidades (cerca de 9) comparado a outros que são apresentados e discutidos neste trabalho. O App é um produto educacional gerado no curso de especialização em ensino de Física, em 2018, e foi aplicado com 17 alunos dos cursos de Ciências Naturais (11) e Física (06) da Universidade Federal do Pará. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online via Google Forms com 3 perguntas. Os resultados apontam para uma discrepância do uso do App nesses dois cursos, onde ele é mais aceitável e eficaz para os alunos de Ciências Naturais. Ressaltamos ainda que o uso do App pode possibilitar o desenvolvimento de atividades inclusivas, contribuindo para tornar o ensino de Física mais equitativo e acessível a todos os alunos. Além de, destacar que a escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas e investir em novos recursos, estratégias e metodologias didáticas que utilizem a tecnologia para o ensino de física e áreas afins.

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Biografia do Autor

Celina Santos Monteiro , Especialização em Ensino de Física, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil

Especialista em Ensino de Física (2018) e Bacharel em Geofísica (2009) pela UFPA e licenciada em Ciências Naturais com habilitação em Física (2005) pela UEPA. Exerceu atividades de Astronomia e Física no Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama" (2006). Atualmente é docente efetiva no cargo de Professor Classe I - Habilitação Física  na Secretaria Executiva de Estado de Educação (SEDUC-PA). Desenvolve trabalhos voltados a comunidade escolar assim como atua na organização de eventos científicos na área das Ciências Naturais e na produção de material didático, para uso em sala de aula, com enfoque na utilização de metodologias de ensino baseadas na investigação do cotidiano do aluno.

Jéssica Paranhos Estácio, Especialização em Ensino de Física, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil

Graduada em Ciências Naturais (2016) pela UFPA. Tem experiência como professora, durante a graduação como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Núcleo de Astronomia (NASTRO) da UFPA, onde participava do projeto da OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica) lecionando para alunos de ensino fundamental e participava de mostras de ciências pelos diversos municípios do estado do Pará, organizadas pelo governo do estado e realizadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), ministrando palestras, oficinas e experimentos. Atualmente Professora de Ciências Naturais na Prefeitura Municipal de Marituba.

Milena Pinheiro Barbosa, Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil

Mestra em Ensino de Física (2024) pelo PPG-MNPEF/SBF, do ICEN, da UFPA,  Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia Institucional (2022-2023) pela Faculdade Focus, Graduada em Licenciatura em Física, com o Título de Destaque Acadêmico, pela UFPA (2020). Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPA (GPECF) e Grupo de Eletrônica Molecular de Ananindeua (GEMA) pelo CNPq. Atua como Professora de Física na rede particular de ensino e desenvolve atividades na área da Educação Especial na STUDY, como colaboradora e gestora de Projetos Educacionais para pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Tem experiência nas áreas de Educação Especial, Ensino Interdisciplinar, com ênfase em Metodologias Ativas e Ensino Multidisciplinar, nas áreas da Biofísica e Arqueoastronomia para a Educação Básica. Recentemente, ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Biomédica, vinculando ao ITEC/UFPA, com intuito de desenvolver pesquisas nas áreas de: Física Computacional e Ciências dos Materiais atrelado a conceitos Biomédicos.

Josiney Farias de Araújo, Programa de Botânica Tropical, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-PA, Brasil

Doutorando no Programa de Botânica Tropical (UFRA/MPEG) e Mestre em Ecologia (UFPa). Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (FIG). Graduado em Ciências Naturais e Química (UFPa) e graduando em Pedagogia (FAVENI). Tem experiência no ensino de Ciências com 17 artigos publicados, 16 capítulos de livros publicados, membro do Conselho Editorial Amplla, Pascal, Revista Internacional de Estudos Científicos e revisor de 9 periódicos. Também é avaliador de trabalhos acadêmicos na forma de resumos em Congressos e Organizador de Eventos Científicos.

Marcos Vinicius da Silva Paula , aculdade de Engenharia de Materiais, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil

Engenheiro Químico (UFPA), Mestre e Doutor em Ciência de Materiais pela UFPE. Atua em degradação e estabilização de polímeros, nanocompósitos poliméricos, Impressão-3D de nanocompósitos poliméricos, aplicações de materiais poliméricos, efeitos da radiação ionizante em materiais poliméricos, funcionalização de nanopartículas.

Jordan Del Nero, Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil

Prof. Titular - (UFPA). Graduado em Física (UFSM), Mestre e Doutoro em Física (UNICAMP); Pós-doutor University of Florida, INMETRO, UFRJ, UCSB, UFPE. Pesquisador associado LÉcole Normale Supérieure/Paris; Professor Visitante Max Planck/Garching. Professor Visitante ICTP/Trieste. Orientei 20 doutorados e 28 mestrados. Oriento atualmente 3 doutorados, 1 mestrados e 2 ICs. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2012/2013-2017). Membro do International Scientific Academic of Engineering Technology (ISAET).2016-2017 e 2017-2018 Scientific Committee Member of Planetary Scientific Research Centres (PSRC).2016-2017 Scientific Committee Member of International Scientific Academy of Engineering and Technology (ISAET). Papers publicados: 115.

Alessandra Nascimento Braga, Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil

Professora Adjunta, Nível III, Classe C, da FACFIS/CANAN/UFPA. Doutora (2016) e Mestra (2013) em Física pelo PPG em Física da UFPA. Especialista em Psicologia da Educação e Aprendizagem pela Faculdade Conexão - Grupo Prominas (2023). Graduada em Licenciatura em Física (2010) pela UFPA e Graduada em Licenciatura em Pedagogia (2024) pela Faculdade Única de Ipatinga. Integrante do Grupo de Pesquisa Casimir - Amazônia; Group of Applied Field Theory (GRAFIT); Grupo de Eletrônica Molecular de Ananindeua (GEMA); Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (GETIC/UFPA); e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPA (GPECF). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, Teoria Quântica de Campos aplicada à Física da Matéria Condensada e Ensino de Física, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Teoria Quântica de Campos na presença de fronteiras, Renormalização, Sistemas bidimensionais em Matéria Condensada, Educação, Ensino e Aprendizagem em Ciência/Física. Atualmente exerce o cargo de Professora do Magistério Superior, lotada na Faculdade de Física, do Campus de Ananindeua/UFPA (CANAN/UFPA) e integra o corpo docente do Programa do MNPEF/SBF - polo UFPA.

Carlos Alberto Brito da Silva júnior, Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará, Ananindeua-PA, Brasil

Bacharel (2000), Licenciado (2003) e Mestre (2006) em Física e Doutor em Engenharia Elétrica (2011) pela UFPA. Professor ASSOCIADO III da FACFIS-CANAN-UFPA, Professor Permanente do PPGCEM-CANAN-UFPA e do MNPEF-SBF-UFPA . Tem Índice-H = 9 na Scopus e 180 Citações. É Bolsista Produtividade em Física PQ-2 - CNPq, Consultor Ad Hoc das Chamadas Universal-CNPq, Bolsa Produtividade PQ2-CNPq e Pós-Doutorado Júnior - PDJ. Realizou vários eventos: I e II Colóquio Multicampi de Ciências Naturais; I, II e III Feiras Astronômicas do CUMB. Foi Prof homenageado das turmas de CNs de 2009-2011.Vice-Diretor e Diretor da FACFIS-CANAN-UFPA. C. Participou de 112 defesas de TCCs, 22 Especializações, 9 Mestrados (4 MNPEF, 4 PPGEE e 1 PPGQMMM), 8 QD e 8 Doutorados na UFPA. Foi Prof homenageado das turmas de Física do PL.2022.4 e 2023.4. Vice-Diretor dos Programas de Especialização em Ensino de Física e Ensino de Ciências com Ênfase em Física  do CANAN/UFPA.  Tem 56 artigos PUBLICADOS. Tem experiência nas áreas de Física, com ênfase em Eletrônica Molecular e Ensino de Ciências, Física e Tecnologia; 21 capítulos de livros; 1 Livro sobre Ens. de Fís. p/ Autistas (2022). Dois artigos destaques na capa da Revista EENCI/UFRGS (V. 12, n. 7, 2017) e 1 na FnE (V.20,, n.1, 2022). Tem prêmios e atua como revisor de periódicos internacionais (29 revistas). Prêmio de 1o. Lugar Prêmio Melhor Produto Educacional - MNPEF, SBF, EIFE, 2022. Participa de 3 Grupos de Pesquisa do CNPq (Ciência dos Materiais, Grupo de Materiais da Amazônia, Grupo de Fotônica e Óptica Não-Linear). Líder do Grupo de Eletrônica Molecular de Ananindeua (GEMA) e Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPa (GPECF) do CNPq. É Revisor da Revista Amazônia-UFPA, RBECT, RBFTA e EDUCITEC.

Referências

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

MONTEIRO , Celina Santos; ESTÁCIO, Jéssica Paranhos; BARBOSA, Milena Pinheiro; DE ARAÚJO, Josiney Farias; PAULA , Marcos Vinicius da Silva; DEL NERO, Jordan; BRAGA, Alessandra Nascimento; BRITO DA SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto. PROPOSTA DO APLICATIVO "SCIENCE IN THE HANDS" COM MÚLTIPLAS FUNCIONALIDADES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 281–305, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.54196. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/54196. Acesso em: 12 abr. 2025.