PROPOSTA DO APLICATIVO "SCIENCE IN THE HANDS" COM MÚLTIPLAS FUNCIONALIDADES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.54196Palavras-chave:
Ensino de Física. UEPS. Aplicativo (App). Smartphones. Múltiplas Funcionalidades. Inclusão.Resumo
Recursos didáticos baseados nas metodologias de aprendizagem eletrônica e móvel são fundamentados nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) vêm sendo bastante utilizados e se fazem necessário no ambiente escolar para auxiliar o professor e aproximar o ensino de Física aos novos desafios do mundo atual dando maior dinamismo e interatividade, mesmo sabendo que o livro didático (LD) continua sendo a principal ferramenta no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. Assim, buscando uma aprendizagem significativa por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) foi construído o aplicativo (App) "Science in the Hands", para aparelhos Smartphones e/ou Tablets pela plataforma digital "Fabrica de Aplicativos", com múltiplas funcionalidades (cerca de 9) comparado a outros que são apresentados e discutidos neste trabalho. O App é um produto educacional gerado no curso de especialização em ensino de Física, em 2018, e foi aplicado com 17 alunos dos cursos de Ciências Naturais (11) e Física (06) da Universidade Federal do Pará. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online via Google Forms com 3 perguntas. Os resultados apontam para uma discrepância do uso do App nesses dois cursos, onde ele é mais aceitável e eficaz para os alunos de Ciências Naturais. Ressaltamos ainda que o uso do App pode possibilitar o desenvolvimento de atividades inclusivas, contribuindo para tornar o ensino de Física mais equitativo e acessível a todos os alunos. Além de, destacar que a escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas e investir em novos recursos, estratégias e metodologias didáticas que utilizem a tecnologia para o ensino de física e áreas afins.
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