O Ensino de Física e Matemática sob a Ótica da Neuroeducação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i2.23196

Palavras-chave:

Inovação educacional. Neuroeducação. Aprendizagem significativa.

Resumo

Sob a ótica dos conceitos da neuroeducação e baseado nas Abordagens Metodológicas Peer Instruction e Scale-up, apresenta-se uma proposta de projeto de ensino de física e matemática que utiliza-se da experimentação tecnológica como base para ensinar aos alunos conceitos de física e matemática, levando em consideração que o aluno é o sujeito ativo em sala e cinco níveis de interação a serem estudados: aluno-aluno, aluno-professor, aluno-ambiente, aluno-tecnologia, aluno-saber científico. A inserção tecnológica no processo de aprendizagem promove inúmeras possibilidades de inovação educacional, porém, torna-se mandatório a correta escolha do estímulo tecnológico dentro de um contexto educacional que direcione ao ensino de uma matéria específica, de forma a conduzir a um aprendizado específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves Filho, P.J. Atividades Experimentais: do Método à Prática Construtivista. 2000. 302f.. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais) Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.

Ansari, D., De Smedt, B., & Grabner, R. H. (2012). Neuroeducationa critical overview of an emerging field. Neuroethics, 5(2), 105-117.

Araujo, I. S., & Mazur, E. (2013). Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(2), 362-384.

Beichner, R. J., Saul, J. M., Abbott, D. S., Morse, J. J., Deardorff, D., Allain, R. J. & Risley, J. S. (2007). The student-centered activities for large enrollment undergraduate programs (SCALE- UP) project. Research-based reform of university physics, 1(1), 2-39.

Bennett, S., Maton, K., & Kervin, L. (2008). The digital natives debate: A critical review of the evidence. British journal of educational technology, 39(5), 775-786.

Bunge, M. (1983). Treatise on basic philosophy: Volume 6: Epistemology & methodology II: Understanding the world (Vol. 6). Springer Science & Business Media.

Cosenza, R. & Guerra, L. (2011). Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed.

Crouch, C. H., & Mazur, E. (2001). Peer instruction: Ten years of experience and results. American journal of physics, 69(9), 970-977.

Fink, L. D. (2013). Creating significant learning experiences: An integrated approach to designing college courses. John Wiley & Sons.

Fischer, K. W. (2009). Mind, brain, and education: Building a scientific groundwork for learning and teaching.Mind, Brain, and Education, 3(1), 3-16.

Fischer, K. W., Goswami, U., & Geake, J. (2010). The future of educational neuroscience. Mind, Brain, and Education, 4(2), 68-80.

Foray, D., & Raffo, J. (2014). The emergence of an educational tool industry: Opportunities and challenges for innovation in education. Research Policy, 43(10), 1707-1715.

Geake, J. (2011). Position statement on motivations, methodologies, and practical implications of educational neuroscience research: fMRI studies of the neural correlates of creative intelligence. Educational philosophy and theory, 43(1), 43-47.

Hooper, S., & Rieber, L. P. (1995). Teaching with technology. Teaching: Theory into practice, 2013, 154-170.

House, E. R. (1979). Technology versus craft: A ten year perspective on innovation. Journal of curriculum studies, 11(1), 1-15.

Martin, S., Diaz, G., Sancristobal, E., Gil, R., Castro, M., & Peire, J. (2011). New technology trends in education: Seven years of forecasts and convergence. Computers & Education, 57(3), 1893- 1906.

Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers college record, 108(6), 1017.

Münte, T. F., Altenmüller, E., & Jäncke, L. (2002). The musician’s brain as a model of neuroplasticity. Nature Reviews Neuroscience, 3(6), 473-478.

Moreira, M.A. Aprendizagem significativa: a teoria e texto complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2011. 179 páginas.

National Research Council. (2000). How people learn: Brain, mind, experience, and school: Expanded edition. National Academies Press.

Nouri, A. (2016). The basic principles of research in neuroeducation studies. International Journal of Cognitive Research in Science, Engineering and Education (IJCRSEE), 4(1), 59-66.

Oliveira, L M.; Pereira, L. M. F.; Souza, M. M.; Evangelista, F. L.; Aragão, P,A,F. Projeto tecnológico de ensino de física e matemática sob a ótica da neuroeducação. In: Foz do Iguaçu. VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. Ciki, 2017

Otero, V., Peressini, D., Meymaris, K. A., Ford, P., Garvin, T., Harlow, D., ... & Mears, C. (2005). Integrating technology into teacher education: A critical framework for implementing reform. Journal of Teacher Education, 56(1), 8-23.

Pelletier, R., Higgins, J., & Bourbonnais, D. (2015). Is neuroplasticity in the central nervous system the missing link to our understanding of chronic musculoskeletal disorders?. BMC musculoskeletal disorders, 16(1), 25.

Pizyblski, L. M., Santos Junior, G., & Pinheiro, N. A. M. (2009). Relações entre o ensino da atemática e a neurociência. Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 1138-1152.

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, 9(5), 1-6.

Shi, Y., Xie, W., Xu, G., Shi, R., Chen, E., Mao, Y., & Liu, F. (2003). The smart classroom: merging technologies for seamless tele-education. IEEE Pervasive Computing, 2(2), 47-55.

Smeureanu, I., & Isaila, N. (2011). New information technologies for an innovative education. World Journal on Educational Technology, 3(3), 177-189.

Tokuhama-Espinosa, T. N. (2008). The scientifically substantiated art of teaching: A study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science) (Doctoral dissertation, Capella University).

Tondeur, J., van Braak, J., Sang, G., Voogt, J., Fisser, P., & Ottenbreit-Leftwich, A. (2012). Preparing pre-service teachers to integrate technology in education: A synthesis of qualitative evidence. Computers & Education, 59(1), 134-144.

Volman, M., & van Eck, E. (2001). Gender equity and information technology in education: The second decade. Review of educational research, 71(4), 613-634.

Downloads

Publicado

2019-08-24

Como Citar

EVANGELISTA, Fábio Lombardo. O Ensino de Física e Matemática sob a Ótica da Neuroeducação. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 80–92, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i2.23196. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/23196. Acesso em: 28 mar. 2024.