Uma Proposta Experimental e Tecnológica na Perspectiva de Vygotsky para o Ensino de Física

Autores

  • Fábio Lombardo Evangelista Departamento de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Lara Tibolla Chaves Departamento de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i1.24013

Palavras-chave:

Mediação. Informação. Comunicação. Experimentação. Vygotsky.

Resumo

Este trabalho tem alguns objetivos concretos: verificar quais as características necessárias para se ministrar uma sequência didática que favoreça o estudo dos gases perfeitos e primeira lei da termodinâmica através da mediação dos instrumentos e signos, a promoção de motivação, engajamento e imitação através do uso de uma linguagem acessível ao discente, tanto na fala quanto na escrita, fatores estes ancorados na teoria de Vygotsky. A abordagem metodológica foi qualitativa, o método de pesquisa empregado foi um recorte do estudo de caso e para a coleta dos dados foram utilizados instrumentos como observações diretas durante o momento da realização das aulas e dos questionários. Preocupados em favorecer a passagem dos conteúdos construídos do interpessoal para o intrapessoal, incentivou-se constantemente a interação social aluno ”“ aluno e aluno - professor, impulsionando um intercâmbio de informações. Desta forma, os alunos trabalharam em grupos, desenvolvendo práticas mediadas pelo uso de instrumentos experimentais de baixo custo, para então, em seguida explicá-lo aos demais colegas usando uma linguagem próxima à científica. Houve ainda a prática de atividades virtuais de envolvimento tecnológico dialogado, permeadas pela presença dos signos. Como resultado, pode-se perceber que o dialogo aluno-aluno potencializou a reconstrução dos conceitos. Mostrou-se muito profícuo o uso da imitação, proporcionada pela linguagem que partiu do mesmo nível discente, fato este, corroborado pela participação ativa nas atividades propostas e nas discussões, além dos números de acertos provenientes dos questionários apresentados aos alunos.

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Publicado

2019-04-10

Como Citar

EVANGELISTA, Fábio Lombardo; CHAVES, Lara Tibolla. Uma Proposta Experimental e Tecnológica na Perspectiva de Vygotsky para o Ensino de Física. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 177–200, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i1.24013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/24013. Acesso em: 20 abr. 2024.