Materiais didáticos para o ensino de física no nível fundamental por meio de plataformas eletrônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i3.26171

Palavras-chave:

Sequência didática. Impressão 3D. Arduino. Raspberry Pi.

Resumo

Este trabalho propõe uma sequência didática composta por 4 encontros para trabalhar o conteúdo ”momento de alavanca“ no ensino fundamental e introdução à lógica de programação. Pode ser aplicado a estudantes do 5o ao 9o ano do ensino fundamental. As aulas foram instrumentalizadas por um braço robótico construído em impressora 3D e controlado pela tecnologia Arduino. Também houve o estudo da lógica de programação, mediante o uso do programa computacional Scratch, instalado em uma plataforma eletrônica Raspberry Pi. A mediação sugerida visa promover cinco relações pedagógicas: aluno-professor, aluno-aluno, aluno-ambiente, aluno-saber científico e aluno-tecnologia. Com a aplicação da sequência didática proposta, pode-se perceber que as relações citadas, além de motivar os alunos, permitem uma considerável influência na reelaboração conceitual dos assuntos estudados e uma melhor compreensão da lógica de programação.

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Publicado

2019-12-21

Como Citar

EVANGELISTA, Fábio Lombardo. Materiais didáticos para o ensino de física no nível fundamental por meio de plataformas eletrônicas. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 49–68, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i3.26171. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/26171. Acesso em: 19 abr. 2024.