Materiais didáticos para o ensino de física no nível fundamental por meio de plataformas eletrônicas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3i3.26171Palavras-chave:
Sequência didática. Impressão 3D. Arduino. Raspberry Pi.Resumo
Este trabalho propõe uma sequência didática composta por 4 encontros para trabalhar o conteúdo ”momento de alavanca“ no ensino fundamental e introdução à lógica de programação. Pode ser aplicado a estudantes do 5o ao 9o ano do ensino fundamental. As aulas foram instrumentalizadas por um braço robótico construído em impressora 3D e controlado pela tecnologia Arduino. Também houve o estudo da lógica de programação, mediante o uso do programa computacional Scratch, instalado em uma plataforma eletrônica Raspberry Pi. A mediação sugerida visa promover cinco relações pedagógicas: aluno-professor, aluno-aluno, aluno-ambiente, aluno-saber científico e aluno-tecnologia. Com a aplicação da sequência didática proposta, pode-se perceber que as relações citadas, além de motivar os alunos, permitem uma considerável influência na reelaboração conceitual dos assuntos estudados e uma melhor compreensão da lógica de programação.
Downloads
Referências
ALVES FILHO, P.J. Atividades Experimentais: do Método à Prática Construtivista. 2000. 302 f.. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais) Universidade Federal de Santa Catarina, 2000a.
ALVES FILHO, P. J. Regras da Transposição Didática Aplicadas ao Laboratório Didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174-188. 2000b.
BENNETT, S., MATON, K., e KERVIN, L. The digital natives debate: A critical review of the evidence. British journal of educational technology, 39(5), 775-786, 2008.
MAXWELL, J. C. Introductory Lecture on Experimental Physics. In: NIVEN, W. D.(Editor) The Scientific Papers of James Clerk Maxwell, Vol. II. Paris: Librarie Scientifique J.Herman, 1995.
OLIVEIRA, L. M.; PEREIRA, L. M. F.; SOUZA, M. M.; EVANGELISTA, F. L.; ARAGÃO, P,A,F. Projeto tecnológico de ensino de física e matemática sob a ótica da neuroeducação. In: Foz do Iguaçu. VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. Ciki, 2017.
OTERO, V., PERESSINI, D., MEYMARIS, K. A., FORD, P., GARVIN, T., HARLOW, D., & MEARS, C. Integrating technology into teacher education: A critical framework for implementing reform. Journal of Teacher Education, 56(1), 8-2, 3, 2005.
PEDUZZI, S.S. Uma Abordagem Ausubeliana ao Ensino de Eletricidade e Magnetismo em Nível Universitário Básico. 1981. 97 f.. Dissertação (Mestrado em Física) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física, 1981.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, 9(5), 1-6, 2001.
SAMPAIO, M. N. LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
SITE ARDUINO. Disponível em: < https://www.arduino.cc/ > Acesso em 29 de Jan. 2019.
SITE RASPBERRY PI. Disponível em: < https://www.raspberrypi.org/products/raspberrypi-3-model-b/ > Acesso em 29 de Jan. 2019.
SITE SCRATCH. Disponível em: < https://scratch.mit.edu/parents/ > Acesso em 29 de Jan. 2019.
STUDER, R., RICHARD B., V. e FENSEL, D. Knowledge Engineering: Principles and Methods. Data & Knowledge Engineering, 25, 161-197, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).