Aplicação de atividades experimentais de eletrodinâmica a alunos com deficiência visual.
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.27055Palavras-chave:
Atividades Experimentais, Ensino de Física, Física para Alunos comDeficiência Visual, Inclusão.Resumo
Este trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de uma proposta para discutir o conceito clássico de Corrente Elétrica, junto a estudantes com deficiência visual. Em função da importância para os objetivos da pesquisa, decidiu-se utilizar o registro em forma de áudio para posterior análise dos encontros. Outro instrumento de coleta de dados foi a observação. A partir de atividades experimentais, categorizadas na literatura, foram desenvolvidas algumas adequações ao material e ao procedimento metodológico para o ensaio piloto, aplicado junto a Associação Catarinense de Integração do Cego, ACIC. As avaliações da pertinência destes materiais e do procedimento apresentaram-se como essenciais à reestruturação de uma segunda seqüência de ensino. Foi possível apontar algumas características dos materiais e procedimentos, consideradas como relevantes para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com e sem deficiência visual no ensino regular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).