Aplicação de atividades experimentais de eletrodinâmica a alunos com deficiência visual.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.27055

Palavras-chave:

Atividades Experimentais, Ensino de Física, Física para Alunos comDeficiência Visual, Inclusão.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de uma proposta para discutir o conceito clássico de Corrente Elétrica, junto a estudantes com deficiência visual. Em função da importância para os objetivos da pesquisa, decidiu-se utilizar o registro em forma de áudio para posterior análise dos encontros. Outro instrumento de coleta de dados foi a observação. A partir de atividades experimentais, categorizadas na literatura, foram desenvolvidas algumas adequações ao material e ao procedimento metodológico para o ensaio piloto, aplicado junto a Associação Catarinense de Integração do Cego, ACIC. As avaliações da pertinência destes materiais e do procedimento apresentaram-se como essenciais à reestruturação de uma segunda seqüência de ensino. Foi possível apontar algumas características dos materiais e procedimentos, consideradas como relevantes para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com e sem deficiência visual no ensino regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-30

Como Citar

EVANGELISTA, Fábio Lombardo. Aplicação de atividades experimentais de eletrodinâmica a alunos com deficiência visual. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 145–163, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i2.27055. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/27055. Acesso em: 26 abr. 2024.