Sequência Didática Investigativa Baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov para a Determinação Experimental da Velocidade do Som no Ar.
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.43650Palavras-chave:
Velocidade do Som. Três Momentos Pedagógicos. Ensino Sob Medida.Resumo
A pesquisa em ensino de física tem apontado fortemente para a importância do uso do experimento numa perspectiva investigativa e problematizadora, como ferramenta na formação de cidadãos cientificamente alfabetizados. Tais atividades, dentre outras, podem assumir diferentes papéis em situações de ensino, possibilitando, além da aprendizagem significativa, o protagonismo do estudante, a tomada de decisão, a análise reflexiva e a construção de conclusões. Alinhados com esta perspectiva emancipatória, desenvolvemos um produto educacional composto de uma sequência didática, baseada no diálogo entre os três momentos pedagógicos, a aprendizagem significativa e o ensino sob medida, voltada para o ensino teórico e experimental referente à velocidade do som e sua medição. A aplicação deste produto educacional mostrou-se bastante satisfatória, onde pudemos perceber motivação, protagonismo, ficando evidente o desejo dos estudantes que o ensino da física pudesse ser desta forma, o que nos mostra que a experiência vivenciada construiu neles um novo olhar em relação à física. Além disso, os resultados experimentais e os mapas conceituais por eles produzidos dão mostra de que houve aprendizagem.
Downloads
Referências
BARAÚNA, F.; FURTADO, J.; PEREZ, S. Medindo a velocidade do som utilizando figuras de Lissajous. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.37, n.3, 2015. eISSN: 1806-9126.
BARBETA, V. B.; MARZZULLI, C. R. Experimento didático para determinação da velocidade de propagação do som no ar assistido por computador. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.22, n.4, 2000. eISSN: 1806-9126.
CAVALCANTE, M. A.; TAVOLARO, C. R. C. Medir a velocidade do som pode ser rápido e fácil. A Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005. eISSN 1983-6430.
CAVALCANTE, M. A.; PEÇANHA, R.; LEITE, V. F. Princiípios básicos de imagens ultra-sônicas e a determinação da velocidade do som no ar através do eco. A Física na Escola, v. 12, n. 2, 2011. eISSN 1983-6430.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.
GUIMARÃES et al. Determinação da velocidade do som com computadores e celulares. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA – SNEF, XXII, 2017, São Carlos/SP. Anais… São Carlos: Instituto de Física da USP, 2017. Disponível em: < http://www.sbfisica.org.br/~snef/xxii/>. Acesso em: 25 ago. 2021.
LINDSAY, R. B. Acoustics: historical and philosophical development. Stroudsburg, Pennsylvania: Dowden, Hutchinson& Ross Inc, 1973. ISBN 0-87933-015-5.
LUDKE, E. et al. Velocidade do som no ar e efeito Doppler em um único experimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.34, n.1, 2012. eISSN: 1806-9126.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 1999.
NUSSENZVEIG, M. Física Básica. v.2. 5ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2014.
SAAB, S. C.; CÁSSARO, F. A. M.; BRINATTI, A. M. Laboratório caseiro: tubo de ensaio adaptado como tubo de Kundt para medir a velocidade do som no ar. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.22, n.1, 2005. eISSN 2175-7941.
SILVA, S. T.; AGUIAR, C. E. Propagação do som: conceitos e experimentos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA – SNEF, XIX, 2011, MANAUS/AM. Anais… Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2011. Disponível em: < http://www.sbfisica.org.br/~snef/xix/index.html/>. Acesso em: 25 ago. 2021.
SILVA, W. P. et al. Velocidade do som no ar: um experimento caseiro com microcomputador e balde d’água. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n.1, 2003. eISSN: 1806-9126.
SOUZA JR., D. B.; ARAÚJO, J. W. B.; KAKUNO, E. M. Velocidade do som em metais pelo método do tempo de voo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.42, 2020. eISSN: 1806-9126.
SPEZIALI, N. L.; VEAS, F. O. Ondas longitudinais: determinação da velocidade do som em metais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.8, n.1, 1968. eISSN: 1806-9126.
STUDART, N. Inovando a ensinagem de física com metodologias ativas. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3, p. 1-24, Brasília, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).