O Ensino de Física e Matemática sob a Ótica da Neuroeducação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i2.23196

Palavras-chave:

Inovação educacional. Neuroeducação. Aprendizagem significativa.

Resumo

Sob a ótica dos conceitos da neuroeducação e baseado nas Abordagens Metodológicas Peer Instruction e Scale-up, apresenta-se uma proposta de projeto de ensino de física e matemática que utiliza-se da experimentação tecnológica como base para ensinar aos alunos conceitos de física e matemática, levando em consideração que o aluno é o sujeito ativo em sala e cinco níveis de interação a serem estudados: aluno-aluno, aluno-professor, aluno-ambiente, aluno-tecnologia, aluno-saber científico. A inserção tecnológica no processo de aprendizagem promove inúmeras possibilidades de inovação educacional, porém, torna-se mandatório a correta escolha do estímulo tecnológico dentro de um contexto educacional que direcione ao ensino de uma matéria específica, de forma a conduzir a um aprendizado específico.

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Publicado

2019-08-24

Como Citar

EVANGELISTA, F. L. O Ensino de Física e Matemática sob a Ótica da Neuroeducação. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 80–92, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i2.23196. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/23196. Acesso em: 30 nov. 2022.