Avaliação do processo gerencial da equipe de enfermagem em um hospital de ensino:
relato da experiência em uma clínica cirúrgica
Palabras clave:
Enfermagem, Gestão em SaúdeResumen
Atualmente para vencer os obstáculos da competitividade e da busca pela qualidade, a valorização do capital humano tem sido considerada como condição essencial entre os trabalhadores. Sendo assim, este estudo objetiva avaliar o processo gerencial da equipe de enfermagem em uma clínica cirúrgica de um hospital de ensino do norte de Minas Gerais. Trata-se de um relato de experiência acadêmica baseado em um estudo descritivo e observacional realizado durante o internato hospitalar de graduandos em enfermagem no período de março a abril de 2014. Os resultados dos levantamentos realizados e que foram baseados em visitas ao local revelaram vários aspectos relacionados à estrutura organizacional da Clínica Cirúrgica. Esses aspectos referem-se aos pontos fortes e fracos da estrutura e as expectativas e melhorias sugeridas. Da análise institucional e setorial obtidas, os pontos fortes diagnosticados foram: ser um hospital universitário; apresentar projetos sociais, tal como os doutores da alegria; possuir supervisores de estágio; ser referência em doenças infectocontagiosas; apresentar o título de hospital amigo da criança; e possuir comissão de controle de infecção. Quanto aos pontos fracos, tem-se: déficit de saídas de emergência; déficit em hierarquização; insuficiência de leitos para saúde mental; e comunicação ineficaz entre setores. Dessa forma, evidencia-se que as ferramentas sejam cada vez mais impulsionadas no cotidiano de trabalho do enfermeiro, e que este as introduza à liderança e ao cuidado de qualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença