Diagnósticos e intervenções de enfermagem em paciente com erisipela:
estudo de caso em hospital de ensino
Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde PúblicaResumo
Este estudo objetivou identificar os diagnósticos e intervenções de enfermagem à s afecções dérmicas causadas por erisipela bolhosa em pacientes de uma Clínica Médica de Montes Claros. Trata-se de um estudo descritivo do tipo estudo de caso na qual a coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2011, por meio de observações, anamnese e dados clínicos do paciente estudado. Para o diagnóstico de enfermagem do paciente, foi utilizada a NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) na qual foram analisadas as condições clínicas do paciente (fisiológicas; biológicas; e terapêuticas). Utilizou-se de um processo investigativo para a análise desta doença. Após a coleta, definido os pontos críticos através dos diagnósticos de enfermagem, foram traçados os planos para melhoria da assistência de enfermagem ao paciente programando um plano de cuidados aos principais diagnósticos do mesmo através da NIC (Intervenções de Enfermagem). Conclui-se que a erisipela bolhosa é um grave problema de saúde pública na qual é um fator de risco para o agravamento de outros sistemas fisiológicos competindo à equipe de enfermagem prestar uma assistência de qualidade de forma mais humanizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).