Notícias

CHAMADA DE TRABALHOS - FASCÍCULO ESPECIAL AGOSTO/2020

NEW DEADLINE: 10 DE JULHO DE 2020

“Reflexões sobre a Pandemia COVID-19 e seus Impactos na Administração Pública e na Gestão dos Serviços Públicos de Saúde”

O próximo número especial tem como finalidade a divulgação de reflexões sobre a Pandemia COVID-19 e seus impactos na administração pública, na gestão dos serviços públicos de saúde, bem como destacar os efeitos e evidências na saúde dos trabalhadores, estabelecendo uma transversalidade entre a linha temática deste periódico e assuntos emergentes em face à pandemia mundial.

Este fascículo da Revista Gestão & Saúde  receberá trabalhos no formato de artigos originais e ensaios teóricos, em português e ou/inglês, com foco na mais grave emergência sanitária da história contemporânea, que está acarretando uma grande crise no serviço de saúde, com  efeitos e consequências que expõem dificuldades, fragilidades e desafios para conter a expansão do vírus e dar respostas tempestivas para ações e decisões a serem tomadas. Nesse cenário, convidamos a refletirem sobre as seguintes questões, como eixos temáticos dessa edição: 

  • Qual a história das pandemias e a ação da administração pública ao longo dos anos?
  • Como o poder público dos países tem agido diante da pandemia COVID-19 para combatê-la?
  • Como o estresse causado pela pandemia da COVID-19 tem-se refletido entre os trabalhadores essenciais e trabalhadores de saúde?
  • Quais contribuições as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) têm auxiliado no combate à pandemia COVID-19, desde recursos mais simples como aplicativos até o uso da inteligência artificial?
  • Quais as contribuições acadêmicas das Ciências Sociais Aplicadas em tempos de pandemia?

Essas questões despertam tópicos de interesse (não exaustivo): 

  • A gravidade da doença, o seu poder de contágio e a sua proliferação geográfica.
  • Diferenças biológicas, etárias, história clínica, sociais, temporais e geográficas e as ações do poder público.
  • Os esforços da gestão pública para evitar o colapso no sistema de saúde.
  • Treinamento e capacitação dos protagonistas no combate à pandemia da COVID-19, que estão na linha de frente da assistência 24 horas por dia ao lado dos pacientes, para garantir uma assistência segura e qualificada.
  • A gestão de serviços de enfermagem no reconhecimento dos limites e das posturas éticas que garantam a confiança e a segurança no atendimento à população.
  • A Gestão de Serviços de Saúde na organização e na estruturação de fluxos das áreas clínicas, críticas e emergenciais no combate a COVID-19.
  • As TIC’s para facilitar o acesso a serviços especializados de saúde em tempos de
  • As TIC’s para teleorientação, telemonitoramento e teleinterconsultas no combate à COVID-19.
  • “O uso das TIC’s como suporte às políticas públicas de saúde, seja ampliando a oferta de serviços digitais ou com ferramenta de acompanhamento dos gastos no combate a COVID-19.
  • Contribuições acadêmicas das Ciências Sociais Aplicadas – estudos epidemiológicos em tempos de pandemia, com destaque para análises pautadas em relevância acadêmica e impacto social.

A Revista Gestão & Saúde  ressalta a importância que os laços de solidariedade se fortaleçam neste momento difícil e conta com as valorosas contribuições dos pesquisadores nessa agenda de pesquisa, conectando atores no compartilhamento de informações qualificadas e em respeito aos preceitos científicos.

NEW DEADLINE:  10 DE JULHO DE 2020

Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pelo portal do Periódico Gestão & Saúde (www.gestaoesaude.unb.br).

Para preparar o seu manuscrito, acesse o link https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/about/submissions 

Editores convidados:

Professor Luis Pisco – Nova Medical School, Portugal.

Dra Eliedna Barbosa – Universidade Estadual da Paraíba – Brasil

Dr. Andre Ribeiro da Silva – Universidade de Brasília - Brasil 

Dúvidas, encaminhe seu email para:  gestaoesaude@unb.br