PERCEPÇÃO DAS GESTANTES EM ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL SOBRE SEXO DURANTE A GRAVIDEZ

Autores

  • Mariana Oliveira Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho de Montes Claros (FASA-Moc)
  • Samara Ísis Dias Oliveira Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc)
  • Carlos Eduardo Mendes D'Angelis Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc)
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Valdira Vieira de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros Hospital Universitário Clemente de Faria

Palavras-chave:

Enfermagem, Enfermagem em Saúde da Família

Resumo

Objetiva-se identificar a percepção de mulheres em acompanhamento pré-natal em uma Estratégia Saúde da Família norte mineira quanto aos mitos e medos existentes sobre sexo durante a gravidez. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, transversal e de caráter qualitativo. A amostra deste estudo foi composta por dez gestantes da área de abrangência. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada na qual as respostas foram gravadas e transcritas. Das dez mulheres entrevistadas, 80% eram casadas, 60% possuíam ensino médio, 20% já sofreram complicações na gestação, 10% relataram acreditar que o feto possa sofrer algum dano decorrente do sexo durante a gravidez. A maioria das mulheres demonstrou enfrentar naturalmente o sexo durante a gravidez, sendo que uma pequena parte relatou mudanças negativas em relação ao sexo. Constatou-se que a libido das mulheres também sofre alterações que variam de acordo com o período gestacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Oliveira, Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho de Montes Claros (FASA-Moc)

Enfermeira pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Gestão Pública em Serviços de Saúde pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ-RJ) e em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente das Faculdades de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho de Montes Claros (FASA-Moc).

Samara Ísis Dias Oliveira, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc)

Enfermeira pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Enfermagem em Nefrologia. Atua como Enfermeira Intensivista do Hospital das Forças Armadas de Brasília/DF e como Enfermeira Nefrologista do Hospital Regional de Sobradinho de Brasília/DF.

Carlos Eduardo Mendes D'Angelis, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc)

Biomédico pela Universidade de Uberaba. Mestre em Biociências aplicado à Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências pela USP. Coordenador do Departamento de Biomedicina das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa das FIP-Moc.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeiro pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Saúde da Família e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Valdira Vieira de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros Hospital Universitário Clemente de Faria

Enfermeira pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente da UNIMONTES.

Downloads

Como Citar

1.
Oliveira M, Oliveira S Ísis D, D’Angelis CEM, da Silva PLN, de Oliveira VV. PERCEPÇÃO DAS GESTANTES EM ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL SOBRE SEXO DURANTE A GRAVIDEZ. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 25º de abril de 2024];6(1):pag. 336-348. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2563

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)