Perfil vacinal contra hepatite B:

avaliação de acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • José Ronivon Fonseca Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS-MOC)
  • Valessa Gizele Ramos de Oliveira Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE)
  • Ana Flávia Lopes Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) Hospital Aroldo Tourinho de Montes Claros (HAT-MOC)
  • Catherinne Rodrigues Ferreira Costa Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS)

Resumo

O estudo objetivou avaliar a condição vacinal contra a Hepatite B entre os acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior da cidade de Montes Claros/MG. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. Esta pesquisa teve como campo de coleta de dados uma instituição de ensino superior na qual foi realizada com 44 acadêmicos de enfermagem através de uma entrevista semi-estruturada. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa, protocolo nº 01357/2010. Após a obtenção dos dados, os mesmos foram tabulados e os resultados analisados através de estatística descritiva. Verificou-se que a prevalência da vacinação contra a HB foi elevada, sendo 30 (68,18%) dos sujeitos de nosso estudo com o esquema de três doses da HB. Em relação ao teste sorológico de confirmação à imunização, o percentil encontrado foi de apenas 13,3%. Conclui-se que se faz necessário a divulgação de mais informações aos estudantes quanto à necessidade e importância da vacinação contra a HB, bem como quanto à época ideal para sua realização e verificação laboratorial da sua eficácia. Descritores: Vírus da Hepatite B; Imunização; Estudantes de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeiro graduado pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Saúde da Família.

José Ronivon Fonseca, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS-MOC)

Enfermeiro pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte). Mestrando em Cuidados Primários à Saúde pela Unimontes. Docente da Funorte.

Valessa Gizele Ramos de Oliveira, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE)

Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Especialista em Enfermagem do Trabalho (Uninter), Docência do Ensino Superior (Funorte) e Farmacologia (UFLA). Docente da Funorte. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ana Flávia Lopes, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) Hospital Aroldo Tourinho de Montes Claros (HAT-MOC)

Enfermeira pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE)

Catherinne Rodrigues Ferreira Costa, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS)

Enfermeira pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte). Pós-Graduanda em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS).

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
da Silva PLN, Fonseca JR, de Oliveira VGR, Lopes AF, Costa CRF. Perfil vacinal contra hepatite B:: avaliação de acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];5(1):pag. 55-65. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/412

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)