PREVALÊNCIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO NORTE MINEIRO
Palavras-chave:
Enfermagem, Enfermagem em Saúde da FamíliaResumo
Este estudo objetiva investigar a prevalência da hipertensão arterial sistêmica em uma Estratégia Saúde da Família de um município norte mineiro. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva, com abordagem quantitativa e caráter exploratório. A pesquisa foi realizada em uma Estratégia Saúde da Família de Montes Claros, sendo os dados relacionados ao estudo obtidos mediante análise das fichas do HIPERDIA constando informações sobre os clientes hipertensos. Das 224 fichas analisadas, 29% apresentam peso corpóreo normal, porém 34% apresentam sobrepeso seguidos de 14% que apresentam obesidade grau I. Do total da amostra, 48% pacientes analisados apresentam pressão arterial normal, já 23% apresentam hipertensão arterial sistêmica leve (grau I). Quanto aos fatores de risco para aquisição de hipertensão arterial, 34,82% sofrem de sedentarismo seguido dos antecedentes familiares (32%). Quanto à s complicações cardiovasculares, 80% dos hipertensos não têm e dos que apresentam 8% sofrem por outras cardiopatias. Em se tratando do tratamento medicamentoso, 26% utilizam diuréticos seguidos de 18% que utilizam diurético+beta bloqueador e outros 18% que utilizam diuréticos+IECA. Sendo assim, conclui-se que a hipertensão arterial encontra-se em níveis controlados, porém aumenta gradativamente em decorrência dos fatores de risco modificáveis e não-modificáveis dos pacientes, cabendo à s Unidades Básicas trabalhar a promoção da saúde para prevenção das doenças.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).