PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES NOTIFICADOS COM HANSENÍASE NO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Rosângela Barbosa Chagas Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)
  • Cláudia Mendes Campos Versiani Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS-MOC)
  • Ludmila Pereira Macedo Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Luciana Maria Lauar de Almeida Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC)
  • Anderson Geraldo dos Santos Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC)
  • Rafael Majuste Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS-MOC)

Palavras-chave:

Enfermagem, Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

Este estudo objetiva identificar o perfil epidemiológico dos pacientes notificados com hanseníase na cidade de Montes Claros/MG. Trata-se de uma pesquisa documental, transversal, descritiva e quantitativa. Foi realizado no Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Montes Claros/MG. Utilizou-se um formulário próprio baseado na ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos e Notificações. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 3162/2011. Dos 694 pacientes notificados com hanseníase, a maior parte era do sexo masculino (53,6%); com faixa etária entre 35-49 anos (27,8%); pardos (50,5%); e residiam na zona urbana (88,9%). Quanto aos aspectos clínicos; 58,9% não se aplicavam à condição de gestante; 54,7% com mais de 05 lesões cutâneas; 85,5% não apresentavam nervos afetados pela doença; e prevalência da forma dimorfa do bacilo (56%). Em se tratando dos aspectos laboratoriais e terapêuticos, dos pacientes que realizaram a baciloscopia a maior parte teve resultado negativo (10,7%); 88,3% utilizam como esquema terapêutico inicial o PQT/MB/6D. Conclui-se, portanto, que a doença foi prevalente em homens adultos jovens residentes na zona urbana apresentando uma quantidade significativa de lesões cutâneas difusas sem comprometimento dos nervos motores e eficácia do tratamento dispensado. Descritores: Hanseníase; Epidemiologia Descritiva; Notificação de Doenças; Lesões; Quimioterapia Combinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeiro pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pós-Graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Unimontes.

Rosângela Barbosa Chagas, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)

Enfermeira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Saúde Pública pela UFMG. Referência Técnica em Saúde do Trabalhador pelo CEREST. Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Cláudia Mendes Campos Versiani, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS-MOC)

Enfermeira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Especialista em Saúde da Família pela Unimontes. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Docente da Unimontes e da Funorte. Coordenadora da Atenção Primária de Montes Claros/MG.

Ludmila Pereira Macedo, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeira pela Universidade Severino Sombra (RJ). Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte). Docente da Unimontes.

Luciana Maria Lauar de Almeida, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC)

Enfermeira e Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC).

Anderson Geraldo dos Santos, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC)

Enfermeiro e Especialista em Urgência e Emergência pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC).

Rafael Majuste, Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS-MOC)

Biólogo pela Faculdade de Saúde Ibituruna de Montes Claros (FASI-MOC). Chefe de Seção da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS-MOC).

Downloads

Publicado

15-08-2017

Como Citar

1.
da Silva PLN, Chagas RB, Versiani CMC, Macedo LP, de Almeida LML, dos Santos AG, et al. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES NOTIFICADOS COM HANSENÍASE NO NORTE DE MINAS GERAIS. Rev. G&S [Internet]. 15º de agosto de 2017 [citado 18º de abril de 2024];4(3):pag. 896-907. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/324

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)