PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES NOTIFICADOS COM HANSENÍASE NO NORTE DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Enfermagem, Enfermagem em Saúde PúblicaResumo
Este estudo objetiva identificar o perfil epidemiológico dos pacientes notificados com hanseníase na cidade de Montes Claros/MG. Trata-se de uma pesquisa documental, transversal, descritiva e quantitativa. Foi realizado no Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Montes Claros/MG. Utilizou-se um formulário próprio baseado na ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos e Notificações. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 3162/2011. Dos 694 pacientes notificados com hanseníase, a maior parte era do sexo masculino (53,6%); com faixa etária entre 35-49 anos (27,8%); pardos (50,5%); e residiam na zona urbana (88,9%). Quanto aos aspectos clínicos; 58,9% não se aplicavam à condição de gestante; 54,7% com mais de 05 lesões cutâneas; 85,5% não apresentavam nervos afetados pela doença; e prevalência da forma dimorfa do bacilo (56%). Em se tratando dos aspectos laboratoriais e terapêuticos, dos pacientes que realizaram a baciloscopia a maior parte teve resultado negativo (10,7%); 88,3% utilizam como esquema terapêutico inicial o PQT/MB/6D. Conclui-se, portanto, que a doença foi prevalente em homens adultos jovens residentes na zona urbana apresentando uma quantidade significativa de lesões cutâneas difusas sem comprometimento dos nervos motores e eficácia do tratamento dispensado. Descritores: Hanseníase; Epidemiologia Descritiva; Notificação de Doenças; Lesões; Quimioterapia Combinada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).