RELEVÂNCIA DO SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR NA VISÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Palabras clave:
Infecção Hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva, Equipe de EnfermagemResumen
Este estudo objetivou identificar a relevância do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em um Centro de Terapia Intensiva na visão de técnicos de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e de campo. Foi utilizada uma entrevista na qual se aplicou um roteiro semi-estruturado a onze técnicos de enfermagem que trabalham na Terapia Intensiva de uma fundação hospitalar. O estudo teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº. 2417/2010. Quanto ao entendimento acerca dos benefícios oriundos do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar para o setor, contatou-se que os entrevistados citaram por mais vezes a prevenção das infecções; também foi mencionado como benfeitoria à manutenção da organização do setor, a qualidade e segurança da assistência prestada como sendo outros benefícios gerados por este Serviço executor das normas. Conclui-se que os técnicos de enfermagem possuem um déficit de conhecimento acerca das atividades desenvolvidas pelo serviço de controle à s infecções já que as atuações dos membros executores da Comissão regulamentadora englobam uma série de ações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).