O perfil representacional dos cuidadores de pacientes acometido por acidente vascular cerebral
Palabras clave:
Enfermagem, Psicologia Social, Representações Sociais, Cuidado, SaúdeResumen
Objetivo: Objetivou-se caracterizar o ambiente dos cuidadores de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral(AVC) com dados referentes à identificação como sexo, idade, escolaridade e profissão e as condições socioeconômicas como renda, religião e convívio familiar. Método: O estudo é qualitativo com o emprego do método descritivo, o qual utiliza como preceitos vertentes da pesquisa social das representações sociais. Foram entrevistados 20 cuidadores e a análise ocorreu pelo método de análise de conteúdo temático. Resultados: O perfil sociodemográfico dos cuidadores forneceu importantes informações quanto a sua inserção no ambiente de cuidado e como se procedem esses no seu cotidiano, cenário perfeito para que o enfermeiro, durante o processo de ensino e aprendizagem do cuidado, auxilie os cuidadores, pois quando o acometido por AVC recebe a alta hospitalar, são os cuidadores domiciliares que continuarão com o cuidado necessário para a recuperação do sujeito em seu domicilio. Conclusão: Apreendeu-se que é de suma importância, o processo de analisar o perfil socioeconômico e demográfico dos cuidadores, a fim de conhecer o ambiente sociocultural em que estão inseridos, assim como as representações sociais relacionadas ao cuidado prestado por estes cuidadores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença